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Tipo: Tese
Título: Maternidades lésbicas e educação: “rabiscar” como produção de sentidos
Autor(es): Mochi, Luciene Celina Cristina
Primeiro Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Co-orientador: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Membro da banca: Lopes, Jader Jane Moreira
Membro da banca: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Oliveira, Márcio de
Membro da banca: Uziel, Anna Paula
Resumo: A presente tese tem como objeto de estudo a maternidade lésbica e bissexual e suas interfaces que permeiam o contexto escolar. A pesquisa parte do fenômeno social de que a naturalização da maternidade e a pressuposição da heterossexualidade, como universal, para todas as mulheres, pode fazer com que as mães que são lésbicas ou bissexuais, tensionem esse “lugar” predeterminado na sociedade heterossexista. A necessidade de compreensão e de análise desse “lugar” justifica este doutoramento que intenta responder ao seguinte problema de pesquisa: de que maneira as famílias de crianças que possuem mães lésbicas ou bissexuais são acolhidas e representadas pelas escolas da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental? Para responder este questionamento que consiste em compreender que sentidos de maternidade são produzidos a partir da existência das/os filhas/os de famílias lesboparentais na escola, este estudo de natureza qualitativa, apresenta os seguintes objetivos: conhecer sobre a importância da educação escolar para as famílias compostas por mães lésbicas ou bissexuais que possuem filhas/os na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental; analisar se a presença de mães que são lésbicas ou bissexuais contribuem para o exercício da socialização e reconstrução de práticas democráticas no interior da escola; e, investigar em que medida, a presença de crianças, filhas e filhos dessas famílias, modificam o espaço escolar e promovem possibilidades de se repensar a relação famílias e escolas. Para a coleta de dados, o método de seleção das treze participantes foi o “Bola de Neve” (Snowball Sampling), e o instrumento de pesquisa foi um roteiro de entrevistas, que foram realizadas presencialmente com treze mães durante o segundo semestre de 2018. A análise das narrativas obtidas se fundamenta na contribuição das teorias feministas e dos estudos das relações de gênero e educação. Como resultado, a pesquisa conclui que, de forma isolada, é possível identificar alguns avanços na articulação entre a escola e a família lesboparental. Entretanto, há um longo caminho a ser percorrido para que a educação seja pautada na (e para a) democracia, o que consiste na garantia de direitos, de representatividade e de uma escola que seja livre de discriminações e violências para as mulheres que conjugam maternidade e lesbianidade/bissexualidade, para suas famílias lesboparentais e para todas as crianças que possuem configurações familiares plurais
Abstract: The subject of study of the present work is lesbian and bisexual motherhood and its associations in a school environment. This research stems from the social phenomenon of naturalizing motherhood and the assumption of universal heterosexuality for women, which can make lesbian or bisexual mothers contemplate this predetermined “place” in a heterosexist society. The need of understanding and analyzing said “place” justifies this doctorate, which intends to answer the following research matter: how are families of children that have lesbian or bisexual mothers being accommodated and represented by nursery and elementary schools? In order to answer this question, which consists of comprehending what manners of motherhood are derived from the presence of children from lesboparental families in schools, this qualitative study presents the following objectives: comprehending the importance of school education for families comprising lesbian or bisexual mothers of children in nursery school or initial grades of elementary school; analyzing whether the presence of lesbian or bisexual mothers contributes to socialization and to the reconstruction of democratic practices inside the school; investigating to what extent the presence of children, the sons and daughters of said families, changes the school setting and promotes possibilities of rethinking school-family relations. To collect the data, the thirteen participants were selected via snowball sampling and the research instrument was an itinerary of interviews, which were carried out in person with thirteen mothers during the second semester of 2018. The obtained narratives were analyzed based on the contributions from feminist theory and from studies of the relationships between gender and education. As a result of the research, a conclusion is drawn that it is possible to identify some isolated advancements in the connection between the school and the lesboparental family. However, there is much to be done for education to be based on (and made for) democracy, that is, to guarantee rights and representation as well as securing a school free of discrimination and violence for mothers that associate motherhood with lesbianism or bisexuality, for their lesboparental families, and for all children who are part of plural family configurations.
Palavras-chave: Maternidades lésbicas e bissexuais
Feminismos
Relações de gênero
Famílias lesboparentais
Educação escolar
Lesbian and bissexual motherhood
Feminism
Gender relations
Lesboparental families
School education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00020
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12917
Data do documento: 5-Abr-2021
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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