https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12898
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
paulajenevaingrazinoli.pdf | PDF/A | 5.77 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | “Ajudei a difundir muito a ginástica. E depois, por si, ela criou asas e voou livre”: o professor Ítalo Paschoal Luiz e as práticas corporais em Juiz de Fora |
Autor(es): | Grazinoli, Paula Jenevain |
Primeiro Orientador: | Souza, Maria Zélia Maia de |
Membro da banca: | Cunha Junior, Carlos Fernando Ferreira da |
Membro da banca: | Rocha Junior, Coriolano Pereira da |
Resumo: | Esta pesquisa analisa a trajetória do professor Ítalo Paschoal Luiz (1927-2016), por meio de um estudo histórico-biográfico, na interlocução com os estudos de Bourdieu (2006), Macedo e Goellner (2013), Tavaler e Costa (2010) e Schmidt (2012). O objetivo deste estudo é ressignificar e ampliar o olhar sobre os sentidos e os significados das práticas corporais na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, com destaque para a ginástica, à luz das contribuições de Ítalo Paschoal Luiz. Foram utilizadas como fontes três entrevistas realizadas com Ítalo, em momentos anteriores ao seu falecimento; o livro Crônicas - A Vida e a História do Preparador Físico: Ítalo Paschoal Luiz, escrito pelo próprio, na década de 1990; arquivos do acervo familiar de Ítalo, contendo fotos, documentos e recortes de jornais relacionados ao tema. Ítalo se enxergava como uma importante figura na construção, divulgação e perpetuação da ginástica e das práticas corporais. Dessa forma, usou vários artifícios para legitimar seu trabalho em âmbito municipal, para garantir seu prestígio e reconhecimento na cidade e para consolidar-se como uma referência na área da Educação Física, tanto para seus contemporâneos, como para a posterioridade. A análise da trajetória de Ítalo lançou luzes numa fração da história dos movimentos em prol das práticas corporais e sobre importantes locais que possibilitaram o desenvolvimento dessas em Juiz de Fora. A investigação demonstrou o protagonismo de Ítalo em diversos caminhos, tornando-se notável seu pioneirismo na cidade em relação às práticas corporais, principalmente quando associadas à ginástica. |
Abstract: | This research analyzes the trajectory of Professor Italo Paschoal Luiz (1927- 2016), through a historical-biographical study, in the interlocution with the studies of Bourdieu (2006), Macedo and Goellner (2013), Tavaler and Costa (2010), and Schmidt (2012). This work aimed to give new significance and expand the look on the senses and meanings of body practices in Juiz de Fora, Minas Gerais, with emphasis on gymnastics, in the light of Italo Paschoal Luiz contributions. Three interviews with Italo were used as sources, before his death; the book Chronicles - The Life and History of the Physical Trainer: Italo Paschoal Luiz, written by himself, in the 1990s; archives from Italo’s family collection, containing photos, documents, and newspaper clippings related to the theme. Italo saw himself as an important person in the construction, dissemination, and perpetuation of gymnastics and body practices. Thus, he used various artifices to legitimize his work at the municipal level, to guarantee his prestige and recognition in the city, and to consolidate himself as a reference in Physical Education, both for his contemporaries and for later years. The analysis of Italo’s trajectory shed light on a fraction of the history of movements in favor of body practices and on important places that enabled the development of body practices in Juiz de Fora. The research demonstrated Italo’s role in several ways, making his pioneering spirit in the city remarkable with body practices, especially when associated with gymnastics. |
Palavras-chave: | Biografia Ginástica Juiz de Fora Práticas corporais Biography Gymnastics Body practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12898 |
Data do documento: | 24-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons