https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12897
File | Description | Size | Format | |
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thalitareginadeoliveiraportela.pdf | PDF/A | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Construção de gênero nas aulas de educação física: análises a partir de relatos de experiência apresentados no CONBRACE |
Author: | Portela, Thalita Regina de Oliveira |
First Advisor: | Alviano Junior, Wilson |
Referee Member: | Auad, Daniela |
Referee Member: | Altmann, Helena |
Resumo: | A Educação Física, tendo sua história incontestavelmente vinculada à desigualdade de gênero, ainda hoje se justifica através de argumentos de ordem biológica para segregar e regular as identidades de gênero de meninos e meninas. Tal regulação é feita por meio – e através – da linguagem, sendo essa carregada de sentidos e significados compartilhados culturalmente. Assim, reconhecendo que a linguagem que permeia o campo da Educação Física é carregada de significados deturpados acerca de masculinidades e feminilidades, objetivamos descrever e problematizar situações do cotidiano, tomando o gênero enquanto categoria analítica. Para tanto, nos embasamos nas teorias pós-estruturalistas e pós-críticas para questionar como a prática pedagógica de ensino da Educação Física tem atuado nesses processos e o fizemos a partir de relatos de experiência submetidos e aprovados para apresentação no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte de 2005 a 2019. Com base na abordagem teórico-metodológica de pesquisas pós-críticas em Educação, desenvolvemos uma discussão buscando eventuais possibilidades de ação docente combativa e comprometida com as diferenças. Como resultado de nossas análises destacamos a importância de se colocar a cultura no centro das ações docentes e de estar atento e atenta aos planejamentos de nossas atividades e às relações de poder envolvidas em todas as esferas da sociedade. Concluímos que é necessário que os cursos de ensino superior deixem de colocar às margens as questões da diferença e passem a enxergá-las como o cerne de uma formação que se supõe crítica. Consideramos, ainda, que o caminho para desvincular a Educação Física das relações desiguais de gênero é longo, mas que estamos em disputa, resistindo e lutando por uma Educação cada vez menos desigual. |
Abstract: | Physical Education has its history undoubtedly linked to gender inequality and is still today justified through biological arguments to segregate and to regulate gender identities of boys and girls. Such regulation is done by – and through – language, which is loaded with sense and meanings culturally shared. Thus, recognizing that the language that permeates the field of Physical Education is full of distorted meanings about masculinities and femininities, we aimed to describe and discuss everyday situations, taking gender as an analytical category. To do so, we relied on post-structuralist and post-critical theories to question how the pedagogical practice of teaching Physical Education has acted in these processes and we did it out of experience reports submitted and approved for presentation at the Brazilian Congress of Sports Sciences from 2005 to 2019. Based on the theoreticalmethodological approach of post-critical research in Education we developed a discussion looking for occasional possibilities for a teaching action that is combative and committed to differences. As a result of our analysis, we highlight the importance of placing culture at the center of teaching actions and also of being attentive to the planning of our activities and the power relationships involved in all spheres of society. We conclude that it is necessary that Higher Education courses stop putting the questions of difference on the sidelines and start seeing them as the core of a formation that is supposed to be critical. We also consider that the path to detach Physical Education from unequal gender relations is long, but that we are in dispute, resisting and fighting for an increasingly less unequal Education. |
Keywords: | Educação física Cultura Identidade Diferença Gênero Physical education Culture Identity Difference Gender |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12897 |
Issue Date: | 14-Dec-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
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