Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12871
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
elianaalvescamargomelo.pdf3.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma investigação sobre clima escolar, violência e gestão de conflitos numa escola estadual do Norte de Minas Gerais
Author: Melo, Eliana Alves Camargo
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Referee Member: Nóbrega Júnior, Edson Diniz
Resumo: Esta pesquisa de abordagem qualitativa teve como foco principal a violência no contexto escolar e buscou responder à seguinte questão: como a gestão pode mediar os conflitos e proporcionar melhores condições de convivência para os alunos e funcionários de uma escola que conviveu e ainda convive com elevados níveis de violência escolar? Nesse sentido, o objetivo geral da pesquisa foi: discutir as situações de violência que envolvem contexto escolar da escola pesquisada, buscando identificar as situações de violência escolar, as estratégias da gestão para lidar com os conflitos na escola estudada, entre os anos de 2012 a 2019. Os objetivos específicos foram: i) identificar os casos mais recorrentes de violência escolar ocorridos na Escola Estadual Professora Clara Menezes Dias (EEPCMD), entre os anos de 2012 a 2019, compreender as possíveis causas e consequências dessa violência; ii) analisar os dados sobre violência, as ações de enfrentamento às situações de violências e as ações pedagógicas desenvolvidas pela gestão escolar desta escola; iii) propor ações de convivência e maior aproximação entre alunos, professores e pais e ações pedagógicas para diminuir os índices de violência, indisciplina e vandalismo na escola. A pesquisa se desenvolveu em uma escola estadual de Minas Gerais e teve como sujeitos de pesquisa um grupo de professores que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e a equipe gestora. Embasamo-nos, teoricamente, em Abramovay e Rua (2002); Abramovay (2004); Abramovay (2015); Bourdieu (2014); Guiducci (2018), Guedes (2017). Sobre gestão escolar, buscamos embasamento em: Dusi (2017), Freire (2015), Luck (2009). Com relação aos procedimentos metodológicos e instrumentos de pesquisa de campo utilizados para responder a nossa pergunta, adotamos o estudo de caso com metodologia qualitativa e aplicamos questionários aos professores e fizemos entrevistas com a equipe gestora. Para finalizar nossa pesquisa, com base nos achados e à luz do referencial teórico, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que tem como principais diretrizes: a formação continuada de professores; a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula, a redefinição das regras de convivência; a criação de projetos culturais, de lazer e sociais entre escola e comunidade.
Abstract: This qualitative research focused on violence in the school context and sought to answer the following question: how can management mediate conflicts and provide better living conditions for students and staff at a school that lived and still lives with high levels of school violence? In this sense, the general objective of the research was: discuss the situations of violence that involve the school context of the researched school, seeking to identify the situations of school violence, the management strategies to deal with conflicts in the studied school, between the years 2012 to 2019. The specific objectives were: i) to identify the most recurrent cases of school violence that occurred at the state school Professora Clara Menezes Dias (EEPCMD), between the years 2012 to 2019, understand the possible causes and consequences of this violence; ii) analyze data on violence, actions to confront situations of violence and pedagogical actions developed by the school management of this school; iii) propose coexistence actions and a closer relationship between students, teachers and parents and pedagogical actions to reduce the rates of violence, indiscipline and vandalism at school. The research was developed in a state school in Minas Gerais and had as research subjects a group of teachers who work from the 6th to the 9th grade of elementary school and the management team. We are based, theoretically, on Abramovay and Rua (2002); Abramovay (2004); Abramovay (2015); Bourdieu (2014); Guiducci (2018), Guedes (2017). Regarding school management, we seek support from: Dusi (2017), Freire (2015), Luck (2009). Regarding the methodological procedures and field research instruments used to answer our question, we adopted the case study with qualitative methodology and applied questionnaires to teachers and conducted interviews with the management team. To conclude our research, based on the findings and in the light of the theoretical framework, an Educational Action Plan was developed with the main guidelines: continuing teacher education; the use of information and communication technologies (TICs) in the classroom, the redefinition of the rules of coexistence; the creation of cultural, leisure and social projects between school and community.
Keywords: Clima escolar
Gestão escolar
Violência escolar
School climate
School management
School violence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00074
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12871
Issue Date: 6-May-2021
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons