Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12855
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
valeriaaparecidapilate.pdf2.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
valeriaaparecidapilate-produtoeducacional.pdf785.8 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : O ensino de lógica na sala de aula de matemática: uma proposta
Autor(es): Pilate, Valéria Aparecida
Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Miembros Examinadores: Muniz Júnior, Ivail
Miembros Examinadores: Piermatei Filho, Orestes
Resumo: Esta pesquisa faz parte da área de Educação Matemática e tem como proposta a inserção do estudo da Lógica nas aulas de matemática. Ela teve como objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobreconceitos deLógica,formuladopara a inserção e o estudo deste conteúdona sala de aula de matemática donono ano do Ensino Fundamental. Este trabalho caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação, desenvolvida com uma pesquisa de campo, com dois participantes estudantes de uma turma de nono ano do Ensino Fundamental da rede públicade ensinoda cidade de Juiz de Fora,Minas Gerais. O referencial teórico adotado nessa pesquisa foi o Modelo dos Campos Semânticos,proposto por Romulo Campos Lins (1999, 2012), a partir do qual foi possível analisar as falas de estudantes através de suas produções de significados sobre as tarefas propostas. A análise das falas e registros dos discentes são evidências da potencialidade da introdução da Lógica na sala de aula de matemáticaatravés de tarefas que estimulem o pensamento lógico. O produto educacional resultante desta pesquisa é composto por uma proposta de ensino para professores de matemática donono ano doEnsino Fundamental e/ou Ensino Médio constituído por um conjunto de tarefas abordando conceitos de Lógica etemas ligados a ela.
Resumen : This research is part of the Mathematics Education area and proposes the inclusion of the study of Logic in mathematics classes. It aimed to investigate the production of a set of tasks on concepts of Logic, formulated for the insertion and study of this content in the mathematics classroom of the ninth grade of elementary school. This work is characterized as a qualitative research approach, developed with field research, with two participating students from a class of ninth grade of elementary school in the public school system in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais. The theoretical framework adopted in this research was the Model of the Semantic Fields, proposed by Romulo Campos Lins (1999, 2012), from which it was possible to analyze the speeches of students through their production of meanings on the proposed tasks. The analysis of the speeches and records of the students is evidence of the potential of introducing Logic in the mathematics classroom, through tasks that stimulate logical thinking. The educational product resulting from this research consists of a teaching proposal for mathematics teachers in the ninth grade of elementary school and / or high school consisting of a set of tasks addressing concepts of logic and themes related to it.
Palabras clave : Educação matemática
Lógica
Raciocínio lógico
Ensino fundamental
Produção de significados
Mathematical education
Logic
Logical reasoning
Elementary school
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12855
Fecha de publicación : 24-feb-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons