Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12829
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giovannaventurini.pdf333.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rezende, Wagner Silveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.contributor.referee1Perini, Eliana Conceição-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6787972323689856pt_BR
dc.contributor.referee2Antunes, Katiuscia Cristina Vargas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7309708713801729pt_BR
dc.contributor.referee3Dutra, Rogéria Campos de Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6900507008311334pt_BR
dc.creatorVenturini, Giovanna-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0533681554629478pt_BR
dc.date.accessioned2021-06-10T14:08:56Z-
dc.date.available2021-06-04-
dc.date.available2021-06-10T14:08:56Z-
dc.date.issued2021-03-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12829-
dc.description.abstractThis paper approaches the right to education for Roma gypsies in Brazil. For this purpose, it brings a brief compendium of historical elements, articulated with cultural elements, proceeding then to an analysis of the legislation pertinent to this subject. Those elements were interpreted through different bibliographies, such as Boto, Dubet, Goffmann and Wolkmer, along with international examples of measures adopted in other countries. Through these approaches, this paper depicts the flagrant invisibility of Roma gypsies, which hinders the guarantee of their fundamental rights – including the right to education. Furthermore, it discusses the transnational gypsy movement, and the possibilities for the Brazilian case.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho aborda o direito à educação dos povos ciganos no Brasil. Para tanto, foi realizado um breve apanhado de elementos históricos, aliados a elementos culturais, prosseguindo então para uma análise da legislação pertinente ao tema. Tais itens foram interpretados através de bibliografias diversas, como Boto, Dubet, Goffmann e Wolkmer, junto a exemplos internacionais das medidas adotadas em outros países. Através destas abordagens, este trabalho demonstra a flagrante invisibilidade dos ciganos, o que prejudica a garantia de seus direitos fundamentais – incluindo o direito à educação. Aborda-se ainda o movimento transnacional cigano, e as possibilidades a serem aplicadas no caso brasileiro.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectPovos ciganospt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectRight to educationpt_BR
dc.subjectRoma gypsiespt_BR
dc.subjectInclusionpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICApt_BR
dc.titleNarrativas de invisibilidade: o direito à educação dos povos ciganos no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons