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Type: Tese
Title: Avaliação do impacto de uma intervenção pedagógica problematizadora no manejo do paciente com diabetes mellitus tipo 2 em uso de insulina
Author: Miranda, Layla de Souza Pires
First Advisor: Correa, Jose Otavio do Amaral
Co-Advisor: Ezequiel, Danielle Guedes Andrade
Co-Advisor: Vanelli, Chislene Pereira
Referee Member: Pereira Júnior, Olavo dos Santos
Referee Member: Ferreira, Lize Vargas
Referee Member: Moreira, Rodrigo de Oliveira
Referee Member: Tirapani, Luciana dos Santos
Resumo: Introdução: o diabetes mellitus tem sido reconhecido pelo aumento expressivo de sua prevalência, bem como sua relação com elevada mortalidade, redução da qualidade de vida e complicações agudas e crônicas. Nesse sentido, a adesão ao tratamento dessa condição de saúde torna-se de extrema relevância. Todavia, estudos abordam a dificuldade de controle metabólico nessa classe de pacientes e apontam a necessidade de abordagens educativas mais efetivas voltadas para o autocuidado. Entre as modalidades educativas, destaca-se a metodologia problematizadora. Objetivo: investigar os efeitos da intervenção problematizadora no tratamento de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2 e descrever a amostra quanto a variáveis sociodemográficas, clínicas, antropométricas, bioquímicas, de adesão medicamentosa, do conhecimento acerca do diabetes mellitus, de atitudes para o autocuidado e estilo de vida. Metodologia: trata-se de um ensaio clínico randomizado no qual foram avaliados pacientes com diabetes tipo 2, com hemoglobina glicada acima de 7,0%, insulinizados, atendidos por serviço de atenção secundária à saúde no município de Juiz de Fora. Os participantes foram acompanhados por seis meses e alocados em um dos grupos: controle ou intervenção. Todos os pacientes receberam cuidados de rotina de pacientes com diabetes, e os do grupo intervenção também participaram de grupos educativos mensais, utilizando a metodologia problematizadora. Resultados: foram incluídos no estudo 41 participantes, sendo 21 randomizados para o grupo controle e 20 para o grupo intervenção. A maioria dos participantes era do sexo feminino (61%), com idade entre 30 e 59 anos (75,6%), casados (58,5%), com escolaridade até o ensino fundamental (63,5%), com renda familiar mensal de até dois salários mínimos (82,9%); hipertensos (92,7%), com dislipidemia (68,3%) e autopercepção do estado de saúde como regular (61,6%). Após seis meses de seguimento, observou-se aumento do conhecimento acerca da doença (p=0,0182), redução do peso corporal (p=0,0441), da circunferência da cintura (p=0,0079), além do aumento da prática de caminhada (p=0,0123) e de atividades moderadas (p=0,0166) nos participantes do grupo intervenção. Em ambos os grupos, observou-se que os participantes apresentaram baixa adesão medicamentosa e dificuldade de alcance das metas de controle glicêmico ao longo do tempo de acompanhamento. Conclusão: a utilização da metodologia problematizadora impactou de forma positiva os níveis de conhecimento e de prática de atividades físicas, bem como a redução do peso corporal e da circunferência da cintura de indivíduos com diabetes mellitus tipo 2.
Abstract: Introduction: Diabetes mellitus is recognized for its increasing prevalence, as well as for its association with high mortality, reduced life quality and acute or chronic complications, hence the extreme relevance of treatment adherence of this health condition. Nevertheless, studies address the difficulty of metabolic control in these patients and point to the need for more effective educational approaches aimed at self-care. Among the educational modalities, the problematizing methodology stands out. Objective: To evaluate the effects of a problematizing educational intervention in the treatment of individuals with type 2 diabetes mellitus and to describe the study sample regarding sociodemographic, clinical, anthropometric, biochemical, lifestyle, drug adherence, attitudes towards self-care and knowledge about diabetes mellitus variables. Methodology: This randomized clinical trial evaluated patients with type 2 diabetes, on insulin therapy, with glycated hemoglobin above 7.0%, treated at a secondary health care service in the city of Juiz de Fora. Participants were followed up for six months and randomized into control or intervention groups. All patients received the routine care of patients with diabetes, and those in the intervention group also participated in monthly educational groups using the problematizing methodology. Results: 41 participants were included in the study, 21 in the control group and 20 in the intervention group. Most participants were female (61%); aged between 30 and 59 years (75.6%); married (58.5%); with schooling up to elementary school (63.5%); with family monthly income up to two minimum wages (82.9%); diagnosed with arterial hypertension (92.7%); diagnosed with dyslipidemia (68.3%); and with self-perceived health status as regular (61.6%). After six months of follow-up, patients in the intervention group presented significant increase in knowledge about diabetes (p = 0.0182), decrease in body weight (p = 0.0441), decrease in waist circumference (p = 0.0079) and increase in the practice of mild (p = 0.0123) and moderate physical activities (p = 0.0166). In both intervention and control groups, low medication adherence and difficulty in reaching the glycemic targets over the follow-up were observed. Conclusion: The use of the problematizing methodology had a positive impact on knowledge, practice of physical activities, reduction of body weight and reduction of waist circumference among individuals with type 2 diabetes mellitus.
Keywords: Educação em saúde
Diabetes mellitus tipo 2
Autocuidado
Estilo de vida
Health education
Diabetes mellitus
Type 2
Self care
Life style
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00062
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12825
Issue Date: 28-Apr-2021
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