Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12822
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
raquelrincodutrapereira.pdfPDF/A1.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Resiliência nos modos de ser e estar de estudantes de Cursos de Licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Pereira, Raquel Rinco Dutra
Primeiro Orientador: Monteiro, Sandrelena da Silva
Membro da banca: Marques, Luciana Pacheco
Membro da banca: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Resumo: Muitos estudantes sonham com a universidade, fazem planos e traçam metas para suas vidas acadêmicas. Porém, nem sempre o Ensino Superior se dá de maneira aprazível e tranquila como imaginam e sonham ao sair do Ensino Médio. Apesar de vários estudos apontarem para grande ocorrência de adoecimento discente no Ensino Superior, ainda são em número reduzido as pesquisas que buscam investigar como os estudantes se comportam perante as situações de adversidades que encontram nesse percurso. Dessa forma, essa pesquisa se propõe a investigar a existência de fatores estressores e/ou protetivos nos modos de ser e estar dos estudantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Juiz de Fora. Como desdobramento, busca-se conhecer que outros fatores podem contribuir para favorecer a resiliência. Consiste, dessa forma, em uma pesquisa de caráter qualitativo, exploratório e descritivo, tendo no grupo focal sua principal estratégia de pesquisa. Ao realizar os encontros de grupo focal com os estudantes, foi possível perceber que os principais fatores estressores explicitados foram dificuldades financeiras, mudança de cidade, dificuldades acadêmicas ao ingressar na universidade, impossibilidade de conciliar trabalho e estudo, competitividade e desvalorização da profissão docente. Já os principais fatores considerados protetivos e que contribuem no favorecimento da resiliência foram família, amigos, participação em monitorias, projetos de pesquisa, apoio institucional, sentimentos de pertencimento e esperança. Além disso, observou-se a relevância da espiritualidade na vida dos acadêmicos. Para o estudo dos dados registrados, buscamos inspiração especialmente na teoria da Logoterapia e Análise Existencial de Viktor Frankl.
Abstract: Many students dream with the university, make plans and set goals for their academic lives. However, not always the university education happen in enjoyable and peaceful way how they dream when they left the high school taunting this way sickness and suffering. Although several studies point to a high occurrence of student illness in higher education, are still a small group of researchers who seek investigate how the students behavior before the misfortune situations that they find at the academic path at the university. Thus, this search propose investigate the existence of protective factors and/or stressor factors in the ways of being and being of the students in the graduation courses of the Universidade Federal de Juiz de Fora. As a result, we seek to know the factor that can contribute to improve the resilience. It is a qualitative research exploratory and descriptive, having in the focal group its principal strategy of research. When we did the focal group meetings with the students it was possible to realize that the main stressor factors was financial difficulty, city change, academic difficulty, when they start their studies, impossibility to reconcile work and studies, competitiveness and depreciation of the teaching profession. In the other hand the main protective factors to contribute to the resilience was family, friends, be a monitor, search projects, institutional support, feelings of belonging and hope. In addition, the relevance of spirituality in the lives of academics was observed. For the study of these recorded data, we found an especial inspiration in Viktor Frankl's Logotherapy and Existential Analysis theory.
Palavras-chave: Ensino superior
Licenciatura
Espiritualidade
Educação em saúde
University education
Graduation
Resilience
Spirituality
Health education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12822
Data do documento: 23-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons