Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12784
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
priscillaaparecidadeaquinobatistanoé.pdfPDF/A2.55 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Teoria da mente e compreensão leitora: um estudo com alunos participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo.
Author: Batista Noé, Priscilla Aparecida de Aquino
First Advisor: Rodrigues, Marisa Cosenza
Referee Member: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Referee Member: Santos, Acacia Aparecida Angeli dos
Resumo: A capacidade da criança para fazer inferências sobre estados mentais, oferecendo explicações para o comportamento alheio, é denominada de teoria da mente. A linguagem assume um importante papel no desenvolvimento desta habilidade sociocognitiva, pois o uso de um vocabulário mentalista pode promover o entendimento infantil acerca dos pensamentos, sentimentos e desejos das pessoas a sua volta e dos personagens das histórias, facilitando a adaptação ao meio social e a compreensão de leitura. Para a realização deste estudo, delimitaram-se três objetivos, a saber: a) avaliar e comparar o desempenho em tarefas de teoria da mente, compreensão de leitura (Cloze II e Cloze III) e subteste de leitura do TDE em crianças participantes e não participantes de um programa de desenvolvimento sociocognitivo; b) correlacionar o desempenho dos dois grupos no tocante aos três instrumentos de avaliação aplicados e; c) delimitar e comparar as categorias de termos mentais evocados pelos dois grupos mediante a utilização da técnica de Cloze. Em seu ambiente escolar, as 77 crianças realizaram as tarefas da Escala de Teoria da Mente, o subteste de leitura do TDE os testes de Cloze aplicados. Os resultados indicaram que não houve diferença significante entre o desempenho das crianças participantes e não participantes em relação aos três instrumentos aplicados, sugerindo que fatores individuais, que não foram aqui abordados, possam ter contribuído, em parte, para a ocorrência de desempenhos similares entre os dois grupos. Além disso, é possível que o programa desenvolvido não tenha efeito sobre a habilidade de compreensão de leitura e alguns aspectos da teoria da mente. Foram encontradas fortes correlações entre: o Cloze II e o Cloze III e o subteste de leitura do TDE e; o Cloze III e o subteste de leitura do TDE. Correlações fracas entre a Escala de Teoria da Mente e o Cloze III e o subteste de leitura do TDE foram constatadas. A categoria de termos emocionais foi a mais frequente nos dois grupos. Contudo, o grupo de participantes evocou um número maior de termos emocionais que o grupo não participante, indicando que o referido programa pode ter influenciado, em parte, na utilização de um repertório mais sofisticado de termos mentais. Os dados sugerem que tanto o perfil das medidas de avaliação utilizadas quanto os fatores relacionados a experiências individuais e culturais podem ter influenciado na diversidade de resultados encontrados.
Abstract: The capacity of the child to interfere over mental states, offering explications to the behavior of the others is called the theory of the mind. The language plays an important role in the development of sociocognitive ability, because the use of a mentalistic vocabulary can promote the child’s understanding about the thoughts, feelings and wishes of the people around her and oh the characters from the stories, facilitating the social adjustment and reading comprehension. For this study was delimited three goals, to know: a) evaluate and compare performance on tasks of theory of the mind, reading comprehension (Cloze 2 and 3) and reading subtest of the TDE in children participating and not participating in a program of social cognitive development; b) to correlate the performance of two groups regarding the three instruments of evaluation applied; and c) define and compare the categories of mental terms evoked by the two groups using the cloze technique. In they’re school environment, 77 children performed the tasks of the Theory of Mind Scale, the Reading subtest of the TDE Cloze tests applied. The results showed no significant difference between the performance of children participating and not participating in the three instruments applied, suggesting that individual factors, that were not addressed here, could have contributed, partly , to the occurrence of similar performance between the two groups and that the developed the program had no effect on the ability of reading comprehension and some aspects of theory of mind. Strong correlations were found between: the Cloze 2 and 3 and the reading subtest of the TDE, the Cloze 3 and the reading subtest of the TDE. Weak correlations between the scale of Theory of Mind, Cloze 3 and reading subtest of the TDE were found. The category of emotional terms was most frequent in both groups. However, the group of participants recalled a greater number of emotional terms that the non-participant group, indicating that the program may have influenced, in part, in the utilization of a more sophisticated repertoire of mental terms. The data suggest that both the profile of evaluation measures used as the factors related to individual and cultural experiences may have influenced the results.
Keywords: Teoria da mente
Linguagem
Estados mentais
Compreensão de leitura
Theory of mind
Language
Mental states
Reading comprehension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12784
Issue Date: 25-Mar-2011
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons