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dc.contributor.advisor1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310951746056442pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Tufi Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1310951746056442pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Clécio da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842524715253287pt_BR
dc.contributor.referee3Vianna Neto, Joaquim Henriques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1322527450341973pt_BR
dc.creatorSilva, Jéssica Maria Afonso-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8485754969183108pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-24T20:11:25Z-
dc.date.available2021-01-01-
dc.date.available2021-05-24T20:11:25Z-
dc.date.issued2013-04-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12731-
dc.description.abstractThe Item Response Theory (IRT) is a widely used psychometric theory in the production of educational measures. It allows, for example, measuring the cognitive abilities of the students with greater accuracy. Nevertheless, many important issues encountered in real problems lead to generalizations. In this paper, we analyze two models that consider the effect of anxiety on the measure of cognitive ability. The first is the 2-parameter logistic model, which measures how anxiety affects the student from a model that allows the Differential Item Functioning (DIF). The second is a more complex model in which the study is done from a multidimensional structure, created from the 3-parameter logistic model. Both models will be studied and applied to data PROEB 2011.pt_BR
dc.description.resumoA Teoria de Resposta ao Item (TRI) ́e uma teoria psicom ́etrica muito usada na produ ̧c ̃ao de medidas educacionais. Permite, por exemplo, medir a habilidade cognitiva do aluno com maior precisa ̃o. Apesar disso, muitas quest ̃oes importantes encontradas em problemas reais conduzem a generaliza ̧co ̃es. Nesse trabalho, analisam-se dois modelos que consideram o efeito da ansiedade na medida da habilidade cognitiva. O primeiro ́e o modelo log ́ıstico de 2 parˆametros, que mede como a ansiedade afeta o aluno a partir de um modelo que permite o Funcionamento Diferencial do Item (DIF). O segundo ́e um modelo mais complexo em que o estudo ́e feito a partir de uma estrutura multidimensional, criada a partir do modelo log ́ıstico de 3 paraˆmetros. Ambos modelos ser ̃ao estudados e aplicados a dados do PROEB 2011.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTRIpt_BR
dc.subjectIRTpt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectEfeitopt_BR
dc.subjectDIFpt_BR
dc.subjectDIFpt_BR
dc.subjectMultidimensionalitypt_BR
dc.subjectanxietypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICApt_BR
dc.titleEstrutura do modelo de teoria de resposta ao item considerando efeitos de ansiedade: como a ansiedade pode afetar a proficiência do alunopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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