https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12731
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jessicamariaafonsosilva.pdf | jessicamariaafonsosilva | 1.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares, Tufi Machado | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1310951746056442 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Tufi Machado | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1310951746056442 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ferreira, Clécio da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7842524715253287 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vianna Neto, Joaquim Henriques | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1322527450341973 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Jéssica Maria Afonso | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8485754969183108 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T20:11:25Z | - |
dc.date.available | 2021-01-01 | - |
dc.date.available | 2021-05-24T20:11:25Z | - |
dc.date.issued | 2013-04-02 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12731 | - |
dc.description.abstract | The Item Response Theory (IRT) is a widely used psychometric theory in the production of educational measures. It allows, for example, measuring the cognitive abilities of the students with greater accuracy. Nevertheless, many important issues encountered in real problems lead to generalizations. In this paper, we analyze two models that consider the effect of anxiety on the measure of cognitive ability. The first is the 2-parameter logistic model, which measures how anxiety affects the student from a model that allows the Differential Item Functioning (DIF). The second is a more complex model in which the study is done from a multidimensional structure, created from the 3-parameter logistic model. Both models will be studied and applied to data PROEB 2011. | pt_BR |
dc.description.resumo | A Teoria de Resposta ao Item (TRI) ́e uma teoria psicom ́etrica muito usada na produ ̧c ̃ao de medidas educacionais. Permite, por exemplo, medir a habilidade cognitiva do aluno com maior precisa ̃o. Apesar disso, muitas quest ̃oes importantes encontradas em problemas reais conduzem a generaliza ̧co ̃es. Nesse trabalho, analisam-se dois modelos que consideram o efeito da ansiedade na medida da habilidade cognitiva. O primeiro ́e o modelo log ́ıstico de 2 parˆametros, que mede como a ansiedade afeta o aluno a partir de um modelo que permite o Funcionamento Diferencial do Item (DIF). O segundo ́e um modelo mais complexo em que o estudo ́e feito a partir de uma estrutura multidimensional, criada a partir do modelo log ́ıstico de 3 paraˆmetros. Ambos modelos ser ̃ao estudados e aplicados a dados do PROEB 2011. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICE – Instituto de Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | TRI | pt_BR |
dc.subject | IRT | pt_BR |
dc.subject | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Efeito | pt_BR |
dc.subject | DIF | pt_BR |
dc.subject | DIF | pt_BR |
dc.subject | Multidimensionality | pt_BR |
dc.subject | anxiety | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA | pt_BR |
dc.title | Estrutura do modelo de teoria de resposta ao item considerando efeitos de ansiedade: como a ansiedade pode afetar a proficiência do aluno | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Appears in Collections: | Estatística - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License