Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12701
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
sophiacastromartins.pdf1.68 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Construções avaliativas com verbos denominais: uma proposta de rede construcional
Autor(es): Martins, Sophia Castro
Orientador: Lacerda, Patrícia Fabiane Amaral da Cunha
Miembros Examinadores: Cezario, Maria Maura da Conceição
Miembros Examinadores: Dall’Orto, Lauriê Ferreira Martins
Miembros Examinadores: Alonso, Karen Sampaio Braga
Miembros Examinadores: Almeida, Sandra Aparecida Faria de
Resumo: Nesta dissertação, dedicamo-nos a investigar construções avaliativas com verbos formados a partir de nomes, os chamados “verbos denominais”, sob a luz da Linguística Funcional Centrada no Uso e da abordagem construcional da mudança. De modo mais específico, investigamos os dados sob a ótica da construcionalização lexical (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013) e das noções de prosódia semântica (SARDINHA, 2004; LOPES, 2011; GUILHERME, 2014) e de intersubjetividade (TRAUGOTT; DASHER, 2004). No âmbito da intersubjetividade – e do ponto de vista analítico –, nos baseamos nos conceitos de avaliação (WHITE, 2003), de pistas de contextualização (GUMPERZ, 1982) e de proteção e ameaça à face (GOFFMAN, 1967). Nesse sentido, nosso objetivo principal é compreender de que maneira as construções avaliativas com verbos denominais se organizam e se apresentam no corpus analisado. Como objetivos mais específicos, temos os seguintes: (a) identificar os níveis esquemáticos, a saber: esquema, subesquema e microconstrução (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013); (b) descrever, pontualmente, as microconstruções com verbos denominais, com base em aspectos da intersubjetividade e da prosódia semântica, e (c) propor uma rede construcional composta por esses verbos. A fim de cumprir os objetivos propostos, trabalhamos com um corpus sincrônico atual constituído por dados escritos coletados de dez perfis da rede social Twitter, cujas amostras representam os anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Com base em uma análise pautada no método misto – qualitativa e quantitativa (CUNHA LACERDA, 2016) –, os dados obtidos apontam que as construções analisadas evidenciam, em um nível mais hierárquico, um posicionamento avaliativo do locutor, apresentando, entretanto, diferentes funções, em um nível menos hierárquico, a saber: (i) avaliação com foco em uma atividade ou um evento e (ii) avaliação com foco na perspectiva do locutor em relação a uma atividade ou a um evento, revelando seu ponto de vista. Nesse contexto, os dados sugerem que a primeira função estaria relacionada a um posicionamento menos intersubjetivo, enquanto a segunda estaria relacionada a um posicionamento mais intersubjetivo. Além disso, a análise evidenciou que, muitas vezes, a prosódia semântica do verbo denominal difere totalmente da prosódia semântica do nome formador. Nesse sentido, com base nos resultados indicados pelos padrões microconstrucionais analisados, propusemos uma rede construcional com verbos denominais.
Resumen : This work aims to investigate evaluative constructions with verbs formed from nouns, the so-called “denominal verbs”, from the perspective of the Usage-based theory and the constructional approach to change. In a more specific way, we investigate the data based on the perspective of lexical constructionalization (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013) and based on the notion of semantic prosody (SARDINHA, 2004; LOPES, 2011; GUILHERME, 2014) and intersubjectivity (TRAUGOTT; DASHER, 2004). In the context of intersubjectivity – and from the analytical point of view –, the concepts of evaluation (WHITE, 2003), contextualization cues (GUMPERZ, 1982) and saving vs. losing face (GOFFMAN, 1967) are paramount. Accordingly, our main objective is to understand how evaluative constructions with denominal verbs are established and organized within the analyzed corpus. The more specific objectives are the following: (a) to identify the schematic levels, namely: schema, subschema and microconstruction (TRAUGOTT; TROUSDALE, 2013); (b) to accurately describe the microconstructions with denominal verbs based on intersubjectivity and semantic prosody aspects and (c) to present a constructional network with these verbs. In order to accomplish the proposed objectives, we work with a current synchronic corpus, consisted of written data collected from ten profiles in the social platform Twitter, whose samples represent the years of 2017, 2018, 2019 and 2020. Based on a mixed method research – both qualitative and quantitative (CUNHA LACERDA, 2016) –, the obtained data suggest that the analyzed constructions highlight, in a more hierarchic level, the speaker’s intention, presenting, however, different functions in a less hierarchic level, namely: (i) evaluation with focus on an activity or an event and (ii) evaluation with focus on the perspective of the speaker towards an activity or an event, revealing the speaker’s point of view. In this context, data indicate that the first function would be related to a more personal and less intersubjective intention, while the second function would be related to a more interpersonal and more intersubjective intention. In addition, the analysis highlighted that the semantic prosody of the verb often times is totally different from that of the former noun. In this regard, based on the findings indicated by the analyzed constructional patterns, we proposed a constructional network with denominal verbs.
Palabras clave : Abordagem construcional da mudança
Rede construcional
Construcionalização lexical
Construções avaliativas com verbos denominais
Intersubjetividade
Constructional approach to change
Constructional network
Lexical constructionalization
Evaluative constructions with denominal verbs
Intersubjectivity
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12701
Fecha de publicación : 8-mar-2021
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons