Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
moniquealvesoliveira.pdf3.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brum, Alessandra Souza Melett-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6709799947477933pt_BR
dc.contributor.referee1Soares, Sérgio José Puccini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655183042367576pt_BR
dc.contributor.referee2Ferraraz, Rogerio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Martinho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorOliveira, Monique Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2497644042730868pt_BR
dc.date.accessioned2021-05-20T11:06:07Z-
dc.date.available2021-05-13-
dc.date.available2021-05-20T11:06:07Z-
dc.date.issued2021-03-18-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00185pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12700-
dc.description.abstractThis work has as research object the sixty polaroid images produced by the Russian director Andrei Tarkovsky that make up the book Tarkóvski Instantâneos published in 2012, by the Cosac Naify publisher. The filmmaker's encounter with the instant camera symbolizes Tarkovsky's discovery of the experience of a foreigner. Most of the photographs were taken in the process of waiting for authorization to film in Italy. And the rest narrates about his period of self-exile in the country. The first chapter of the research builds a brief overview of the history of the instant camera and its use by artists and other filmmakers. After that, the technical functioning of the apparatus was related to the experimentation of images as authorial training by Andrei Tarkovsky. In the second chapter, a biographical overview of the director was performed, relating important events to the research interests, and the images that complete the meanings of the experience of foreigner and self-exile were analyzed. Finally, chapter three presents the Russian symbols, the analysis of the snapshots related to them and an association of the images with the painting. More than records, the photos retain the memory of a unique time in the filmmaker's personal life. A time’s thinker, Tarkovsky was able to find in polaroids the exercise of natural fading intrinsic to the image and the composition of the war landscape linked to Russian nostalgia.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de pesquisa as sessenta imagens polaroides produzidas pelo diretor russo Andrei Tarkóvski que compõem o livro Instantâneos Tarkóvski publicado em 2012, pela editora Cosac Naify. O encontro do cineasta com a câmera instantânea simboliza a descoberta de Tarkóvski à experiência de estrangeiro. A maior parte das fotografias foram feitas no processo de espera do diretor pelas autorizações para filmar na Itália. E o restante narra sobre seu período de autoexílio no país. O primeiro capítulo da pesquisa constrói um breve panorama sobre a história da câmera instantânea e seu uso feito por artistas e outros cineastas. Após isso, os funcionamentos técnicos do aparato foram relacionados com a experimentação das imagens como formação autoral de Andrei Tarkóvski. No segundo capítulo, foi realizado um panorama biográfico do diretor relacionando acontecimentos importantes aos interesses da pesquisa e, asimagens que completam ossignificados da experiência de estrangeiro e autoexílio foram analisadas. Por fim, o capitulo três apresenta os símbolos russinianos, a análise dos instantâneos referente a eles e uma associação das imagens com a pintura. Mais do que registros, as fotos retêm a memória de um tempo único na vida pessoal do cineasta. Estudioso do tempo, Tarkóvski pôde encontrar nas polaroides o exercício do esmaecimento natural intrínseco à imagem e a composição da paisagem de guerra ligada à nostalgia russa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAndrei Tarkóvskipt_BR
dc.subjectPolaroidept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectCinema russopt_BR
dc.subjectExíliopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectRussian cinemapt_BR
dc.subjectExilept_BR
dc.subjectMemorypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.titleEsmaecimento do exílio, paisagem de guerra: as polaroides de Andrei Tarkóvskipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons