Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12687
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
míriamfernandacosta.pdfPDF/A9.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Os conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica em contexto de pandemia
Author: Costa, Míriam Fernanda
First Advisor: Garcia-Reis, Andreia Rezende
Referee Member: Botelho, Laura Silveira
Referee Member: Batista, Matilde Agero
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões acerca dos conflitos vivenciados em torno do trabalho docente na perspectiva de professoras da educação básica em contexto de pandemia. Estamos vivendo um momento novo com a pandemia da Covid-19 que, por sua vez, está articulado às produções linguageiras em torno do trabalho docente. Este contexto demanda do professor novas formas de agir, para criar e (re)criar suas ações profissionais, portanto, falar e refletir sobre os elementos em torno da atividade docente irá proporcionar a construção e (re)construção das significações em relação ao trabalho docente. A partir do momento em que os professores verbalizam sobre os elementos em torno do seu trabalho, eles nos permitem ter acesso a indícios de conflitos que possam estar vivendo neste período de pandemia, que tanto podem ampliar quanto amputar o poder de agir. Assim, analisar os conflitos presentes no trabalho docente, principalmente em contexto de pandemia, período de mudanças abruptas, se faz necessário. Nessa perspectiva, esta pesquisa apresenta a seguinte questão: quais os tipos de conflitos vivenciados pelas professoras da educação básica de uma escola pública no contexto de pandemia e distanciamento social? O objetivo geral é investigar quais os tipos de conflitos vivenciados por três professoras da educação básica de uma escola pública no contexto de pandemia e distanciamento social e os específicos são: propor uma interação/diálogo com as professoras para que elas tenham a oportunidade de dizer sobre seus sentimentos e significações relacionados ao trabalho docente; discutir, com três professoras da rede municipal, as experiências em torno da atividade docente neste período de pandemia; e analisar os textos que foram produzidos por meio das entrevistas para que possamos mapear os tipos de conflitos vivenciados por elas neste momento de pandemia e distanciamento social. A pesquisa fundamenta-se no quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) (BRONCKART, 1999, 2006a, 2008; MACHADO, 2007, 2009a, 2009b), o qual busca demonstrar que as práticas linguageiras são grandes instrumentos e a linguagem um elemento sine qua non para a teoria. Estabelece-se também um diálogo com a Clínica da Atividade (CLOT, 2006a) e com a Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004), que se voltam para a questão do trabalho em geral e também ao trabalho docente. Para alcançar os objetivos propostos, a pesquisa perpassará por uma revisão da literatura, elemento central de qualquer pesquisa, e, para geração dos dados, pela entrevista. Para analisar os diálogos produzidos nas entrevistas, serão utilizados os Seguimentos de Orientação Temática (SOT) e os Segmentos de Tratamento Temático (STT) (BULEA, 2010). Os resultados revelam diferentes tipos de conflitos, cujos principais elementos circundam a atividade docente, principalmente no contexto de pandemia, em que as professoras tiveram que fazer a transição do modo de agir vivido por elas até então, por um agir docente nunca antes vivenciado.
Abstract: This study introduces reflections on the conflicts experienced in teaching from the perspective of Basic Education teachers in the context of a pandemic. We are going through a new moment with the COVID-19 pandemic, which, in turn, is linked to language productions around teaching. This context demands new ways of acting from the teacher to create and (re)create their professional actions. Therefore, talking about and reflecting upon the elements around the teaching activity will provide the construction and (re)construction of meanings as they relate to teaching. From the moment teachers verbalize about the elements surrounding their work, they allow us to have access to evidence of conflicts that they may be experiencing in this pandemic period, which can both broaden and shorten their power to act. Thus, this requires reviewing the conflicts in teaching, especially in the context of a pandemic – a time of abrupt changes. From this perspective, this research poses the following question “What are the types of conflicts experienced by Basic Education teachers in a public school in the context of a pandemic and social distancing?”. The general purpose is to investigate the types of conflicts experienced by three Basic Education teachers in a public school in the context of a pandemic and social distancing with the following specificities: propose an interaction/dialogue with the teachers so that they have the opportunity to talk about their feelings and meanings as they relate to teaching; discuss the experiences around the teaching activity with three teachers from the city school chain in these pandemic times; and review the texts that were produced through interviews so that we can map the types of conflicts experienced by them in these times of pandemic and social distancing. This investigation is based on the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (ISD) (BRONCKART, 1999, 2006a, 2008; MACHADO, 2007, 2009a, 2009b), which seeks to demonstrate that language practices are great instruments and language is a sine qua non element for the theory. A dialogue is also established with the Clinic of Activity (CLOT, 2006a) and Ergonomics of Activity (AMIGUES, 2004), which focus on the issue of work in general and, also, on teaching. To achieve the proposed objectives, this research will include a literature review, which is a central element in any research, and interviews for data generation. To review the dialogues produced in the interviews, the Thematic Guidance Segments (SGT) and Thematic Treatment Segments (TTS) (BULEA, 2010) will be used. The results reveal different types of conflicts, whose main elements surround the teaching activity, especially in the context of a pandemic, where teachers had to make a transition from the way they acted until then to a teaching action never experienced.
Keywords: Tipos de conflitos
Trabalho docente
Pandemia
Types of conflicts
Teaching work
Pandemic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00053
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12687
Issue Date: 5-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons