Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12685
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anamariademeloesilva.pdfPDF/A4.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Protagonismo juvenil: para desenvolvimento do ensino de biologia em escolas POLEM da educação integral
Author: Silva, Ana Maria de Melo e
First Advisor: Almeida, Patrícia Elaine de
Referee Member: Hohl, Rodrigo
Referee Member: Cortes, Simone Alves de Oliveira
Resumo: O protagonismo juvenil é uma metodologia ativa que coloca o aluno no centro do processo pedagógico como coautor do seu aprendizado, nele o discente tem o papel principal e ativo. Participa de toda a metodologia e trabalhos desenvolvidos na escola, ajuda a solucionar os problemas, além de propor saídas para as angústias e questionamentos do corpo discente. Neste trabalho objetivamos aplicar e analisar a metodologia do protagonismo juvenil dentro das aulas de biologia em escolas de tempo integral. As análises foram realizadas na Escola Estadual Lima Duarte, que fica localizada na cidade de Antônio Carlos, zona rural do Estado de Minas Gerais. Uma escola POLEM (Escolas Polo de Educação Múltipla) de educação integral, onde existe o programa governamental “Mais Educação”. Este, se propõe a ofertar uma escola atrativa e de qualidade para alunos que estão dentro de uma sociedade tipicamente ruralista. Após amplo estudo sobre metodologias ativas e considerando o perfil dos discentes, foi eleito o protagonismo juvenil como a melhor forma de se trabalhar o conteúdo programado e assim obter efeitos qualitativos no âmbito didático-social, como maior interesse e participação do aluno nas atividades em sala. Por entender a função social da escola como sendo um lugar ideal para serem trabalhados os diversos conhecimentos adquiridos e vivenciados, neste estudo proporcionamos uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos após a aplicação desta metodologia ativa, por meio de um livro/ e-book contendo boas práticas protagonistas, as quais foram escolhidas e desenvolvidas pelos alunos nas aulas de biologia. Oito temas da biologia compuseram o ebook/livro com modelos e sugestões de aulas aplicando a metodologia ativa protagonismo juvenil em biologia. Tendo a finalidade de difundir e entender seu impacto como opção complementar ao ensino tradicional, bem como produzir um material de qualidade para auxiliar a outros professores em diferentes disciplinas. Além de, uma cartilha com dicas para o docente que quer trabalhar a metodologia em questão, mas não sabe como começar a aplicá-la. Obtivemos como resultado um grande avanço dos alunos no aspecto da autonomia no aprendizado, sendo este, um importante parâmetro comparativo na evolução de um aluno como o protagonista juvenil em relação ao aluno atendido apenas no ensino tradicional
Abstract: The youthful prominence is an active methodology that places the student in the center of the pedagogical process as co-author of his/her learning, in which the student has the main and active role. He/She participates of all methodology and works developed at school, helps to solve the problems, besides proposing a solution for the distresses and questions of the student body. In this work, we have the aim of apply and analyze the methodology of the youthful prominence in the biology classes in schools of full-time. The analyses were done at Escola Estadual Lima Duarte, which is located in the city of Antônio Carlos, rural area of Minas Gerais State. A POLEM school (Center schools of Multiple Education) of full-time education, where exists the governmental program “Mais Educação” provides a “good and instigative” school for students who are inserted in a typical rural society. After a comprehensive study about active methodologies and considering the profile of the student, it was elected the youthful prominence with the best way of working the program content, and then, obtaining qualitative effects in the field of social-didactic, with greater interest and participation of the student in the classroom. As I understand the social roles of the school as being an ideal place to work the diverse experimented and acquired knowledge, in this study we provide a reflection about the positive and negative aspects after the application of this active methodology through a book / e-book containing good protagonist practices, in which they were chosen and developed by the students in the biology classes. The e-book / book consisted of eight themes of biology with examples and suggestions for classes with the application of youthful prominence active methodology in biology. The purpose is to diffuse and understand its impact as a complementary option in comparison with a traditional education, as well as produce a quality material to help the other teachers in different subjects. Besides, a primer with clues for the teacher who wants to work the methodology proposed, but does not know how to apply. We obtained a great advance result of the students in the aspect of autonomy in the learning. This is an important comparative parameter in the development of a student as the youthful protagonist in relation to a student assisted in the traditional education.
Keywords: Protagonismo juvenil
Escolas POLEM
Ensino de biologia
Youthful prominence
POLEM schools
Biology teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12685
Issue Date: 31-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons