https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1264
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
jacianeribeirocorreapetter.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | SEAPE como instrumento de gestão para elevação da qualidade do ensino na rede pública estadual de Brasiléia – Acre |
Autor(es): | Petter, Jaciane Ribeiro Correa |
Orientador: | Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo |
Miembros Examinadores: | Oliveira Júnior, Lourival Batista de |
Miembros Examinadores: | Silva, Maria Andréia de Paula |
Resumo: | Desde 2009, o Acre vem implementando a politica estadual de avaliação da aprendizagem escolar–SEAPE. Ainda que recente, essa política vem se estruturando e direcionando ações educacionais de melhoria do ensino. Sabemos que para realizar as mudanças e reformas necessárias é imprescindível investir em avaliação. Na perspectiva da gestão, como o processo de avaliação da aprendizagem escolar tem contribuído para a elevação da qualidade do ensino? Essa questão foi o foco desse trabalho, que na perspectiva da gestão democrática buscou a ação da gestão escolar promovida a partir dos resultados das avaliações externas. A forma de apropriação dos resultados produzidos pelo SEAPE pelas escolas para melhoria da qualidade do ensino foco desse trabalho. O estudo teve como fonte dados oficiais de divulgação de indicadores educacionais e como referencial teórico autores que evidenciam aspectos relevantes sobre as avaliações externas, como: Gatti, Luckesi, Castro, dentre outros e sobre planejamento estratégico com Luck. A partir do estudo de como as escolas públicas urbanas da rede estadual do município de Brasileia vêm se apropriando dos resultados do SEAPE, evidenciou-se que as escolas as têm utilizado na tentativa de superar os resultados no aspecto quantitativo e que os mesmos não têm contribuído para a adoção de práticas pedagógicas eficazes na consolidação das competências e habilidades cognitivas mínimas dos alunos, visto que a responsabilização e foco das ações são voltados para os professores e alunos das disciplinas e séries avaliadas respectivamente. Desta forma, pretende-se colaborar, em âmbito escolar, com a política de avaliação implementada pelo estado com um Plano de Intervenção que apresenta como ações a reformulação do Projeto Político Pedagógico – PPP das escolas, para subsídio da gestão e a realização de cursos para apropriação dos resultados das avaliações externas destinados a equipe gestora e professores da escola, independente da série e disciplinas que trabalham. Este plano não se configura em um manual, mas apenas o resultado de um estudo que visa contribuir com o “amadurecimento” da política de responsabilização escolar. |
Resumen : | Since 2009, the state of Acre comes implementing the state policy of evaluation in the school learning – SPESL. Although it is recent this policy has been structuring in the state and directing educational actions of teaching improvement. We know that to realize the changes and necessary reforms is indispensable to invest in evaluation. From a management standpoint, how the evaluation process of educational learning has contributing to the raise of quality education? That point was the focus of this work, in the democratic management perspective searched the action from the school management promoted by the results of external reviews. The way of the results appropriation produced by the SPESL for the schools to improve the quality of education was the central point of this work. The study had as data source, official sites of propagation of educational indicatiors and authors that show relevant aspects about the external evaluation like Gatti, Luckesi, Castro, among others and about the strategic planning like Luck. From the study of how the urban publics schools by the state system of the Brasileia city comes appropriating the SPESL results, was evidenced that the schools has used in trial of overcome the results in the quantitative aspect and the same has not contributed for the adoption of effectives pedagogical practices in the consolidation of competencies and cognitive minimum abilities of the students, whereas the accountability and focus are focused for the teachers and students for the subjects and grades respectively evaluated. This way it is intended to collaborate in the school environment with the policy of implemented review by the state with an Intervention Plan that shows like actions the Political Pedagogical Project - PPP reformulation of the schools, to the subsidy management and conducting courses for the appropriation of the external evaluation results for the school management team and teachers independent the grade and the subject that works. This plan don’t sets up in a operating revenue, but just in a result of a study that aims to contribute with the “upgrading” in the school accountability policy. |
Palabras clave : | Avaliação Aprendizagem Gestão Resultados Evaluation Learning Management Results |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1264 |
Fecha de publicación : | 27-ene-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.