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Tipo: Dissertação
Título: Escola e comunidade: um estudo sobre a participação das famílias na Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga, Itapipoca, Ceará
Autor(es): Bezerra, André Carlos
Primeiro Orientador: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Membro da banca: Antunes, Katiuscia Cristina Vargas
Membro da banca: Bocchetti, André
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Assume-se neste caso de gestão, o postulado de que a participação das famílias nas atividades da escola constitui-se indispensável para o fortalecimento das ações desenvolvidas por esta, bem como influenciar positivamente no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, a parceria família e escola, em algumas instituições de ensino, ainda se encontra aquém do desejável. Considerando essa temática, este estudo parte da hipótese de que a baixa participação na escola está relacionada a fatores como à escassez de projetos desenvolvidos pelas instituições e que estimulem tal ação, a frágil condição socioeconômica dessas famílias, a utilização de mecanismos ineficazes de comunicação entre os segmentos e a necessidade de implementar ações que corroborem com a gestão democrática e participativa no cotidiano escolar. Diante dos fatos, propomos a seguinte questão norteadora para este caso: quais ações podem ser implementadas para fomentar a participação das famílias nas atividades da Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga? Assim, o objetivo principal deste caso de gestão consiste em identificar e analisar os motivos da baixa participação das famílias nas ações da Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga, com vistas a propor mudanças nesse cenário. E como objetivos específicos: a) descrever a participação do núcleo familiar nas ações e projetos da referida escola; a) analisar os fatores associados a essa participação exígua; e, a) propor ações que ampliem a participação de pais, responsáveis, aluna(o)s, professores e funcionários nas decisões e projetos desenvolvidos pela instituição. A fundamentação teórica toma como base os estudos de Lück (2018), Paro, (1996, 2008, 2016), Libâneo (1994, 1996) e Cury (1997), dentre outros. Para cumprir com os objetivos, adotou-se a metodologia de estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram do estudo gestores, docentes, pais e/ou responsáveis e aluna(o)s. As análises possibilitam perceber a necessidade da instituição assumir o papel de protagonismo para mudanças que promovam a integração, ofertando possibilidades para que a participação das famílias e suas interações com os demais membros da comunidade, possam contribuir no desenvolvimento cognitivo e social dos discentes.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). In this case of management, it is assumed that the participation of families in school activities is essential for strengthening the actions developed by the school, as well as positively influencing the teaching and learning process. However, the partnership between family and school, in some educational institutions, is still less than desirable. Considering this theme, this study starts from the hypothesis that the low participation in the school is related to factors such as the scarcity of projects developed by the institutions and that stimulate such action, the fragile socioeconomic condition of these families, the use of ineffective mechanisms of communication between the students. segments and the need to implement actions that corroborate democratic and participative management in the school routine. Given the facts, we propose the following guiding question for this case: what actions can be implemented to encourage the participation of families in the activities of the Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga? Thus, the main objective of this management case is to identify and analyze the reasons for the low participation of families in the actions of the Escola de Ensino Fundamental e Médio Anastácio Alves Braga, with a view to proposing changes in this scenario. And as specific objectives: a) describe the participation of the family nucleus in the actions and projects of that school; b) analyze the factors associated with this small participation; and, c) propose actions that increase the participation of parents, guardians, students, teachers and employees in the decisions and projects developed by the institution. The theoretical foundation is based on studies of Lück (2018), Paro, (1996, 2008, 2016), Libâneo (1994, 1996) and Cury (1997), among others. To comply with the intentions, the case study methodology with a qualitative approach was adopted. Managers, teachers, parents and/or guardians and student(s) participated in the study. The analyzes make it possible to perceive the need for the institution to take the leading role in changing this context, offering possibilities for the participation of families and their interactions with other members of the community, to contribute to the cognitive and social development of students.
Palavras-chave: Escola pública
Gestão democrática e participativa.
Família
Public School
Democratic and participative management
Family
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00040
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12632
Data do documento: 22-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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