Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12601
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matheuspereirasoares.pdf2.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Literacia transmídia na produção dos fãs sobre o universo ficcional de supernatural
Autor(es): Soares, Matheus Pereira
Primeiro Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Pimenta, Francisco José Paoliello
Membro da banca: Massarolo, João Carlos
Resumo: As práticas da cultura de fãs nos ambientes digitais envolvem uma série de interações que os indivíduos expressam por meios de suas atuações nesses espaços. Os universos ficcionais transmídia são uma rica fonte de inspiração para os fãs, que são indivíduos apaixonados por histórias e personagens. Muitos fãs, no entanto, não se contentam apenas com a fruição de suas narrativas preferidas, mas também criam e compartilham conteúdos. Escolhemos neste trabalho observar as produções de fãs brasileiros do universo ficcional construído ao redor da série estadunidense de fantasia e ficção científica Supernatural (The WB/The CW, 2005-2020). Sob a luz do conceito de literacia transmídia (SCOLARI, 2018), esta pesquisa tem o objetivo de investigar as habilidades expressas nas criações de fanfics e vídeos de fãs de Supernatural publicados em espaços digitais. Este trabalho traz inicialmente algumas considerações a respeito das narrativas transmídia. Em seguida, acompanhamos o desenvolvimento da literacia midiática e o surgimento do conceito de literacia transmídia. Posteriormente, fazemos uma revisão acerca da cultura de fãs, baseada nas contribuições de diversos autores (JENKINS, 1992, 2009; FISKE, 1992; HILLS, 2002; SANDVOSS, 2005, 2013; LANIER; FOWLER, 2013). A última parte do trabalho traz a análise proposta acerca das produções dos fãs de Supernatural, utilizando como ferramenta analítica as dimensões da literacia transmídia. Concluímos que as produções dos fãs de Supernatural podem ser categorizadas em produção narrativa e produção paratextual, sendo possível identificarmos habilidades e competências midiáticas individuais e coletivas relacionadas ao consumo crítico e à produção criativa.
Abstract: The practices of fan culture in digital environments involve a number of interactions that individuals express through their actions in these spaces. Transmedia fictional universes are a rich source of inspiration for fans, who are passionate individuals about stories and characters. Many fans, however, are not only satisfied with the enjoyment of their favorite narratives, but they also create and share content. We chose in this work to observe the Brazilian fans’ productions of the fictional universe built around the American fantasy and science fiction series Supernatural (The WB / The CW, 2005-2020). In the light of the concept of transmedia literacy (SCOLARI, 2018), this research aims to investigate the skills expressed in the creation of fanfics and fan videos about Supernatural published in digital spaces. This work initially brings some considerations about transmedia storytelling. In sequence, we observed the development of media literacy and the emergence of the transmedia literacy concept. Subsequently, we did a review about the fan culture, based on the contributions of several authors (JENKINS, 1992, 2009; FISKE, 1992; HILLS, 2002; SANDVOSS, 2005, 2013; LANIER; FOWLER, 2013). The last part of the work brings the proposed analysis about the Supernatural fans’ productions, using the dimensions of transmedia literacy as an analytical tool. We conclude that the Supernatural fans’ productions can be categorized into narrative production and paratextual production, being possible to identify individual and collective media skills and competences related to critical consumption and creative production.
Palavras-chave: Literacia transmídia
Cultura de fãs
Narrativa transmídia
Supernatural
Transmedia literacy
Fan culture
Transmedia storytelling
Supernatural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00031
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12601
Data do documento: 25-Fev-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons