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Clase: Dissertação
Título : Os desafios do acompanhamento das instituições de Educação Infantil: o caso da Secretaria Municipal de São Luís - MA
Autor(es): Araújo, Olinda Ferreira
Orientador: Zanetti, Alexsandra
Miembros Examinadores: Miranda, Denise Rangel
Miembros Examinadores: Araujo, Viviam
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado teve como objetivo investigar as limitações e possibilidades das práticas de acompanhamento realizadas pela equipe técnico-pedagógica da Superintendência da Área de Educação Infantil-SAEI para melhor atendimento às instituições de educação infantil de São Luís/MA. Os objetivos específicos do estudo foram: descrever e analisar as ações de acompanhamento pedagógico da SAEI em suas limitações, na intenção de fortalecer a atuação da equipe técnico-pedagógica junto a gestores, professores suporte pedagógicos e docentes nas instituições de educação infantil; e propor um plano de ação que potencializasse o acompanhamento técnico-pedagógico da SAEI nas instituições de educação infantil. Utilizou-se, neste estudo de caso, de abordagem qualitativa, por meio dos seguintes instrumentos de produção de dados: levantamento bibliográfico, análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com uma amostra de profissionais que atuam na SAEI e na gestão das escolas do núcleo Centro. A discussão teórica sobre qualidade na educação infantil foi subsidiada pelas contribuições de Corrêa (2003), Campos et al. (2011) e Moss (2011), além da legislação educacional e publicações do Ministério da Educação. O eixo acompanhamento pedagógico teve como aportes teóricos Luck (2009, 2013), Vaitsman, Rodrigues e Paes-Sousa (2006), Bhering e Abunchaim (2014) e Dias (2014), além de publicações da SEMED-São Luís. O estudo constatou que a equipe de acompanhamento pedagógico da SAEI possui limitações de ordem sistêmica e de organização interna quanto a sua atuação junto às instituições, que se constituem em desafios para a melhoria da qualidade desta ação na educação infantil. Nesse contexto, foi elaborado um plano de ação com propostas que atendessem algumas das especificidades quanto à organização da SAEI, em termos de documentos norteadores das práticas de acompanhamento, formação e circulação de informações e propostas que contemplassem a aproximação pedagógica da SAEI com as equipes pedagógicas das escolas pesquisadas do núcleo Centro, a priori, como projeto piloto. Tais ações almejam contribuir com a melhoria da atuação do acompanhamento pedagógico da SAEI junto às instituições de educação infantil da rede municipal de ensino de São Luís.
Resumen : This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The studied management case aimed at investigating the limitations and possibilities of the follow up practices performed by the technical-pedagogical team of the Early Childhood Education Area’s Superintendency – SAEI – to better serve the early childhood education institutions in São Luís/MA. The study’s specific objectives were: to describe and to analyze SAEI’s pedagogical follow up actions in its limitations, intending to strengthen the technical-pedagogical team’s performance with managers, pedagogical support teachers and teachers in early childhood education institutions; and to propose an action plan that aims to potentialize the technical-pedagogical follow up of SAEI in early childhood education institutions. In this case study, a qualitative approach was taken using the following data production instruments: bibliographic survey, documentary analysis and semi-structured interviews conducted with a sample of both SAEI’s and the management team of the Centro sector schools’ professionals. The theoretical discussion on quality in early childhood education was supported by the contributions of Corrêa (2003), Campos et al. (2011) and Moss (2011) in addition to educational legislation and publications by the Ministry of Education. The pedagogical follow up axis was theoretically supported by Luck (2009, 2013), Vaitsman, Rodrigues and Paes-Sousa (2006), Bhering and Abunchaim (2014) and Dias (2014) in addition to publications by SEMED-São Luís. The study verified that SAEI’s pedagogical follow up team has limitations of systemic nature and of internal organization in relation to its performance in the institutions, and these limitations represent challenges to improve the quality of this action in early childhood education. In this context, an action plan was elaborated with proposals that met some of the specificities of SAEI’s organization, in terms of follow up practices guiding documents, training and circulation of information and proposals that included the pedagogical approach of SAEI with the surveyed schools of Centro sector’s pedagogical teams a priori as a pilot project. These actions aim to contribute to the improvement of the performance of SAEI’s pedagogical follow up with the early childhood institutions of the municipal school system of São Luís.
Palabras clave : Educação infantil
Qualidade
Acompanhamento pedagógico
Early childhood education
Quality
Pedagogical follow up
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12575
Fecha de publicación : 14-dic-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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