https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12548
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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carladeoliveiraromao.pdf | 2.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Do protagonismo à liderança: trajetórias de jovens mulheres em tempos de democracia e de golpe |
Autor(es): | Romão, Carla de Oliveira |
Orientador: | Auad, Daniela |
Miembros Examinadores: | Silva, Elisabeth Murilho da |
Miembros Examinadores: | Barbosa, Silvana Mota |
Miembros Examinadores: | Rios, Flavia Mateus |
Miembros Examinadores: | Mendonça, Viviane Melo de |
Resumo: | A presente tese problematiza o processo de construção das jovens mulheres como sujeitas políticas ativas no contexto brasileiro. As jovens mulheres estão em uma interseção, são jovens e são mulheres ao mesmo tempo; mas, muitas vezes, não estão presentes nas políticas formadas para esses grupos e isso se dá em um contexto nacional no qual o Brasil, em um passado recente, havia assumido a necessidade de formação de políticas públicas para as mulheres e jovens. Apesar disso, as jovens mulheres possuem uma trajetória de participação política atuante no cenário brasileiro, o que a presente tese comprova ao mapear a trajetória deste segmento dentro da política nacional. Através de pesquisa bibliográfica identifico que a formação das jovens mulheres como sujeitas políticas ativas é datada do início dos anos de 2000. Observo, ainda, que a atuação das jovens mulheres nas ocupações estudantis de 2015 e 2016 demonstra a força e a potência das jovens como sujeitas políticas ativas, sendo considerado um processo que consolida a presença das jovens e, portanto, essa identidade. Dessa maneira, tornou-se importante entrevistar mulheres dos dois perfis - mulheres que eram jovens no início dos anos 2000 e jovens mulheres que atuaram nas ocupações de 2015 e 2016 – a fim de identificar a movimentação que culmina na formação e na consolidação deste segmento. Dentre as metodologias utilizadas está a entrevista semiestruturada que me ajuda a formar diálogo com as interlocutoras da pesquisa, essa ferramenta é significada a partir da crítica feminista à ciência. A pesquisa se constitui a partir, também, de uma perspectiva feminista e visibiliza a importância do movimento feminista para a formação e a consolidação da sujeita política jovens mulheres. A interlocução teórica é baseada no diálogo com intelectuais que ajudam a pensar a formação e atuação das jovens mulheres levando em consideração a interseccionalidade que as atravessam. São intelectuais que tendem a trazer o - s para juventude, para o feminismo, para a política e demais elementos que são mobilizados para essa construção, questionando sua formação singular. As entrevistas permitem entender as percepções das minhas interlocutoras no diálogo com as referências utilizadas para a construção da tese. São narrativas baseadas em suas memórias e não pretendem estabelecer uma verdade, mas as significações atribuídas por elas às questões vivenciadas tanto na formação deste processo nos anos 2000, quanto nas ocupações de 2015 e 2016. Suas falas evidenciam a sistemática luta por inclusão das jovens mulheres e a ânsia de terem suas vozes ouvidas e consideradas em uma tentativa contínua de promover uma reescrita subalterna, na qual seus diversos pertencimentos possam ser considerados na formação das políticas públicas e na organização escolar. A tese pretende contribuir com a formação de um histórico sobre as jovens mulheres como sujeitas ativas no cenário nacional, assim como com a sua visibilidade na arena política. Almejando que esta sujeita política consiga, através de sua atuação, padrões mais democráticos em sua existência no social, permitindo, assim, que a sociedade brasileira possa ser um espaço melhor para as mulheres, em todas as suas composições, existirem |
Resumen : | The present thesis problematizes the construction process of young women as active political people in the Brazilian context. Young women are in a intersection, they are young and they are women at the same time; but, many times, they are not present in the policies created for these groups and this happens in a national context in which Brazil, in a recent past, had assumed the need for the formation of public policies for women and youth. Besides that, young women have a trajectory of active political participation in the Brazilian scenario, which this thesis proves when mapping the trajectory of this segment within national politics. Through bibliographic research I identify that the formation of young women as active political people is dated to the beginning of the 2000s. I also observe that the performance of young women in student occupations in 2015 and 2016 demonstrates the strength and potency of young women as active political subjects, being considered a process that consolidates the presence of young women and, therefore, that identity. Therefore, it became important to interview women from both profiles - women who were young in the early 2000s and young women who worked in the 2015 and 2016 occupations - in order to identify the movement that culminates in the formation and consolidation of this segment. Among the methodologies used is the semi-structured interview that helps me to form a dialogue with the research interlocutors, this tool is meant based on feminist criticism of science. The research is also constituted from a feminist perspective and highlights the importance of the feminist movement for the formation and consolidation of the political young women. The theoretical interlocution is based on dialogue with intellectuals who help to think about the formation and performance of young women taking into account the intersectionality that crosses them. They are intellectuals who tend to pluralize the youth, the feminism, the politics and other elements that are mobilized for this construction, questioning their singular formation. The interviews allow us to understand the perceptions of my interlocutors in the dialogue with the references used to construct the thesis. They are narratives based on their memories and do not intend to establish a truth, but the meanings attributed by them to the issues experienced both in the formation of this process in the 2000s and in the occupations of 2015 and 2016. Their speeches show the systematic struggle for inclusion of young women and the longing to have their voices heard and respected in a continuous attempt to promote a subaltern rewriting, in which their diverse belongings can be considered in the creation of public policies and school organization. The thesis aims to contribute to the formation of a history about young women as active participants in the national scenario, as well as to their visibility in the political arena. Aiming that this political woman to achieve, through hers performance, more democratic standards in its existence in the social, thus allowing Brazilian society to be a better space for women, in all their compositions, to exist. |
Palabras clave : | Jovens mMulheres Políticas públicas Juventude Educação Feminismos Young women Public policy Youth Education Feminism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
DOI: | https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00009 |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12548 |
Fecha de publicación : | 2-mar-2021 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
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