Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12546
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lararosasaque.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Minha mãe é a Lua cheia: o feminino arquetípico na constituição do mito fundacional da religião Santo Daime
Autor(es): Saque, Lara Rosa
Primeiro Orientador: Lages, Sônia Regina Corrêa
Membro da banca: Berkenbrock, Volney José
Membro da banca: Melo Junior, Walter
Resumo: O mito fundacional da religião Santo Daime traz como cerne o tema da inspiração através do feminino: conta-se que seu fundador, Mestre Irineu, foi iniciado nos mistérios da bebida ayahuasca por uma divindade feminina identificada com a lua e reconhecida principalmente como Virgem da Conceição. Na presente dissertação, busca-se investigar de que maneira o simbolismo vinculado à instrução espiritual de Mestre Irineu pode ser interpretado a partir de imagens arquetípicas do feminino, tomando como principal via teórica o pensamento de Carl Gustav Jung. Para isso, foi realizada uma análise documental de 4 narrativas fundacionais e 33 canções rituais do hinário O Cruzeiro, material litúrgico daimista, a partir da proposta metodológica dos mapas semânticos desenvolvida por Berkenbrock (2018b). Compreende-se que este hinário pode apresentar uma função simbólica que integra experiência religiosa e mito, atuando como sugestão para as imagens arquetípicas do caráter de transformação do feminino e como alojamento simbólico dessas imagens em uma gramática religiosa predominantemente cristã. A emergência simbólica do feminino arquetípico é assim considerada uma possível dimensão constitutiva da reatualização do mito fundacional na religião do Santo Daime: como experiência de anima e do feminino de transformação, vinculada aos elementos naturais e à imagem materna pela temática do renascimento.
Abstract: The foundational myth of Santo Daime religion brings, in its core, the theme of inspiration through the feminine: it is said that its founder, Mestre Irineu, was initiated in ayahuasca tea mysteries by a female deity identified with the moon and mainly recognized as the Virgin Mary. This dissertation seeks to investigate how the symbolism linked to the spiritual instruction of Mestre Irineu can be interpreted from archetypal images of the feminine, taking Carl Gustav Jung’s thought as the main theoretical path. For this, a documentary analysis of 4 foundational narratives and 33 ritual songs from the hymnbook O Cruzeiro, a daimist liturgical material, was carried out based on the methodological proposal of the semantic maps developed by Berkenbrock (2018b). It is understood that this hymnal can present a symbolic function that integrates religious experience and myth, acting as a suggestion for the archetypal images of the feminine transformation character and as a symbolic accommodation of these images in a predominantly Christian religious grammar. The symbolic emergence of the archetypal feminine is, therefore, considered a possible constitutive dimension in the actualization of the foundational myth in Santo Daime religion: as an experience of anima and the transformation character of the feminine.
Palavras-chave: Mito
Santo Daime
Feminino
Carl Gustav Jung
Experiência religiosa
Myth
Feminine
Religious experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12546
Data do documento: 18-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciência da Religião (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons