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Tipo: Dissertação
Título: Como uma mulher: a construção do feminino nas campanhas das candidatas à presidência em 2014
Autor(es): Marques, Gabrielle dos Santos
Primeiro Orientador: Chaloub, Jorge Gomes de Souza
Membro da banca: Rocha, Marta Mendes da
Membro da banca: Sarmento, Rayza
Resumo: Apesar de só uma mulher ter ocupado o cargo mais elevado do executivo nacional, desde o primeiro pleito pós redemocratização, Lívia Maria Pio (PTN) já concorria à presidência da república, em seu curto horário de propaganda na televisão, falava diretamente com o público feminino “mulheres somos a maioria, venham comigo governar o Brasil”. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é compreender a ideia de feminino mobilizada enquanto estratégia de campanha eleitoral nas propagandas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) das candidatas à presidência do ano de 2014, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL), dado a maior predominância de mulheres na disputa. A hipótese levantada é de que a entrada das mulheres no jogo político tende a ser feita em bases que reificam uma noção de feminilidade que é naturalmente ligada à maternidade e ao cuidado. Dessa forma, a pesquisa estabelece um diálogo com os estudos sobre comunicação e política, no que tange a análise sobre estratégias de campanhas eleitorais, a partir da categoria gênero, e também, com a teoria política feminista e as teorias democráticas, sobretudo à luz da influência da mídia nos processos políticas e a virada construtivista da representação. Enquanto Dilma apresenta uma noção de feminilidade muito ligada à maternidade e à uma sensibilidade diferenciada, Marina não marca o gênero de maneira central, enquanto Luciana parece utilizar dessa comunicação enquanto estratégia de comunicação.
Abstract: Even though Brazil had only one female president, Lívia Maria Pio (PTN) already , spoke directly to the female audience on TV in the the first post-redemocratization election: “women are the majority, come with me to rule Brazil”. This paper aims to understand the idea of femininity in the Free Election Propaganda Time (HGPE) of 2014, Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Luciana Genro (PSOL). The great number of women in the dispute justified the choice of this election and the work’s main hypothesis is that women in political campaigns usually built an idea of femininity linked to motherhood and care. Thus, the research establishes a dialogue with the studies on communication and politics, the feminist political theory and democratic theories. Especially the influence of the media in political processes and the constructivist turn of representation. While Dilma presents a notion of femininity closely linked to motherhood and a differentiated sensitivity, Marina does not mark gender centrally, while Luciana seems to use this communication as a communication strategy.
Palavras-chave: HGPE
Gênero
Representação
Mulheres
Gender
Representation
Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12544
Data do documento: 3-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais (Dissertações)



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