Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12530
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
luzianerodriguesaraujo.pdf2.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Projeto Avança Aprendiz: uma análise da implementação na rede municipal de São Luís/MA
Author: Araújo, Luziane Rodrigues
First Advisor: Nicolella, Alexandre Chibebe
Referee Member: Oliveira Junior, Lourival Batista de
Referee Member: Rodrigues, Wallace Faustino da Rocha
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão discutiu os desafios e as perspectivas do processo de implementação do Projeto Avança Aprendiz na Rede Municipal de São Luís. Para a investigação, partiu-se do contexto histórico da política nacional brasileira referente à correção do fluxo escolar, que foi analisada a partir dos documentos norteadores dessa política. Também buscou-se suporte teórico em Mainardes (2006) e Condé (2012), que tratam do ciclo de políticas; em Riani (2013), que aborda o conceito de política; em Setubal (2000), que trata de política pública e políticas sociais; em Lück (2009), que aborda monitoramento e acompanhamento; e em Tavares Júnior, Alvão e Neubert (2015), que tratam sobre distribuição desigual de recursos e capital; bem como nas propostas e pesquisas de dissertações dos projetos de aceleração Avançar (AM) e Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala (MG). O estudo foi norteado pela seguinte questão: como estão sendo desenvolvidas as políticas de correção de fluxo escolar, no contexto do Projeto Avança Aprendiz, tendo em vista o enfrentamento do problema distorção idade-ano? O objetivo geral da pesquisa consistiu em discutir o processo de implementação do Projeto Avança Aprendiz na Rede Municipal de São Luís. Definem-se como objetivos específicos: descrever as principais ações desenvolvidas no Projeto Avança Aprendiz , a fim de refletir sobre os elementos determinantes que contribuíram para o trabalho de Correção de Fluxo Escolar dos estudantes; analisar, a partir dos dados coletados na pesquisa, o processo de implementação do Projeto Avança Aprendiz de acordo com sua Proposta; e propor um plano de ação que vise colaborar didática e pedagogicamente com ações que possam impactar positivamente na progressão da aprendizagem dos estudantes, indicando, sobretudo, diretrizes e estratégias que apontem boas situações de aprendizagem para os estudantes com distorção idade-ano. Reiteramos que o referido estudo colaborou com a reflexão acerca da atual política educacional voltada para corrigir o fluxo escolar dos estudantes que apresentam atraso escolar, com intuito de oportunizar o acesso, permanência e aprendizagem para o prosseguimento da trajetória escolar. Para tanto, utilizamos como proposição metodológica a pesquisa de análise qualitativa, classificada como descritiva, com o método de análise bibliográfico e documental. Como instrumento de pesquisa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, realizada com 6 professores e 2 gestores das escolas que implementaram o PAA, e a Coordenadora do Projeto. Os resultados da pesquisa evidenciaram que foram muitos desafios percorridos durante a implementação do PAA. Os aspectos fundamentais, como formação continuada, material didático e acompanhamento do projeto, sofreram limitações durante a execução do Projeto. Como proposição, foi sugerido um Plano de Ação Educacional com seis ações que visam contribuir com a política de correção de fluxo escolar, reduzindo assim as taxas de distorção idade/ano do ensino público municipal de São Luís.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policy and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case discussed the challenges and perspectives of the implementation process of the “Avança Aprendiz” (Go Forward, Apprentice) Project in the Municipal Network of São Luís. The starting point for the investigation was the historical context of the Brazilian national policy regarding the correction of the school flow, which was analyzed from the guiding documents of this policy. Theoretical support was sought in Mainardes (2006) and Condé (2012), who deal with the policy cycle; in Riani (2013), who addresses the concept of policy; in Setubal (2000), who deals with public policy and social policies; in Lück (2009), who addresses monitoring and follow-up; and in Tavares Júnior, Alvão and Neubert (2015), who deal with unequal distribution of resources and capital; as well as in the proposals and dissertations’ researches of the projects of acceleration “Avançar” – Advance – (AM) and “Elevação da Educação” – Ascension of Education – Telessala Methodology (MG). The study was guided by the following question: how are school flow correction policies being developed in the context of the “Avança Aprendiz” Project in order to face the age-year distortion problem? The general objective of the research was to discuss the implementation process of the “Avança Aprendiz” Project in the Municipal Network of São Luís. Specific objectives are defined as: to describe the main actions developed in the “Avança Aprendiz” Project in order to reflect on the determining elements that contributed to the work of students’ School Flow Correction; to analyze, from the data collected in the research, the implementation process of the “Avança Aprendiz” Project according to its Proposal; and to propose an action plan that intends to collaborate didactically and pedagogically with actions that can positively impact the progression of students’ learning, indicating, above all, guidelines and strategies that point out good learning situations for students with age-year distortion. We reiterate that the referred study contributed to the reflection on the current educational policy aimed at correcting the school flow of students who are late in school in order to provide access, permanence and learning for the continuation of school trajectory. For that purpose, we used as methodological proposition the qualitative analysis research, classified as descriptive, with bibliographic and documentary analysis methods. The semi-structured interview was used as research instrument, which was conducted with 6 teachers and 2 school managers who implemented the PAA, as well as with the Project Coordinator. The research results showed that there were many challenges faced during the implementation of the PAA. The fundamental aspects, such as continuing training, didactic material and monitoring of the project, suffered limitations during the execution of the Project. As a proposition, an Educational Action Plan was suggested, containing six actions that aim to contribute to the school flow correction policy, thus reducing the age-year distortion rates of São Luís’ municipal public education.
Keywords: Correção de fluxo escolar
Distorção idade-ano
Política educacional
School flow correction
Age-year distortion
Educational policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12530
Issue Date: 1-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons