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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Um estudo sobre a relação entre evolução da frota de veículos automotores novos no Brasil, concessão de crédito e taxa Selic entre 2011 e 2020
Author: Castro, Pedro
First Advisor: Souza, Rafael
Referee Member: Zanini , Alexandre
Resumo: O setor automotivo emprega direta e indiretamente cerca de 1,3 milhão de pessoas. A indústria automobilística nacional é responsável por 22% do PIB industrial. Em 2019, mais de 4 milhões de veículos automotores foram emplacados. Estima-se que, no Brasil, cerca de 70% da comercialização de veículos é feita através da concessão de crédito por parte de instituições financeiras especializadas em crédito e financiamento, sendo o crédito direto ao consumidor (CDC) a modalidade mais utilizada. A taxa de juros Selic interfere no custo de capital de todos os setores da economia, quanto maior o seu valor, maior o custo de captação de crédito e, por conseguinte maior os juros do CDC cobrados no momento da venda de veículos. A hipótese é que um aumento na taxa Selic é capaz de desacelerar as vendas, enquanto a redução na mesma é capaz de acelerá-las, e que as vendas também são influenciadas pela concessão de crédito para o setor. Foram utilizadas as séries históricas mensais da taxa Selic, dos emplacamentos dos veículos, e de concessões de crédito livre para aquisição de veículos durante os meses dos anos compreendidos entre 2011 a 2020, com a finalidade de verificar uma possível relação de causalidade entre as variáveis. Para tal, utilizou-se o Teste de Cointegração de Johansen e o modelo do Vetor de Correção de Erros (VEC), através do software livre R. Os resultados indicaram que a variável ‘Crédito’ tem maior significância na explicação da variação das ‘Vendas’ no curto e longo prazo, enquanto a variação da ’Selic’ foi pouco representativa.
Abstract: The automotive sector directly and indirectly employs around 1.3 million people. The national automobile industry is responsible for 22% of the industrial GDP. In 2019, more than 4 million motor vehicles were registered. It is estimated that, in Brazil, about 70% of vehicle sales are made through the granting of credit by financial institutions specialized in credit and financing, with direct consumer credit (CDC) being the most used modality. The Selic interest rate interferes with the cost of capital of all sectors of the economy, the higher its value, the higher the cost of borrowing and, consequently, the higher the CDC interest charged when selling vehicles. The hypothesis is that an increase in the Selic rate is capable of slowing sales, while a reduction in it is capable of accelerating them, and that sales are also influenced by the granting of credit to the sector. The monthly historical series of the Selic rate, vehicle license plates, and free credit grants for the acquisition of vehicles were used during the months of the years between 2011 and 2020, in order to verify a possible causal relationship between the variables. To this end, the Johansen Cointegration Test and the Error Correction Vector (VEC) model were used, using the free software R. The results indicated that the variable 'Credit' has greater significance in explaining the variation of 'Sales' in the short and long term, while the 'Selic' variation was not very representative.
Keywords: Taxa Selic
venda de veículos
concessão de crédito
setor automotivo
teste de cointegração de johansen
CNPq: Economia
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Economia
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12517
Issue Date: 4-Mar-2021
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