https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12512
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Type: | Dissertação |
Title: | Relato da aplicação de uma sequência didática sobre metabolismo inspirada na Pedagogia Waldorf para alunos de ensino médio da rede pública: impacto no ensino de biologia |
Author: | Pardini, Marina Marques |
First Advisor: | Gameiro, Jacy |
Referee Member: | Resende, Alice Belleigoli |
Referee Member: | Silva, Luan Christian da |
Resumo: | O ensino de Biologia em escolas públicas geralmente é reconhecido pelo viés conteudista e em dissonância com a realidade dos discentes, pela escassez de recursos para aulas experimentais, pela falta de laboratórios, se apresentando, dessa forma, pouco atraente para os jovens do Ensino Médio, o que resulta em alunos desinteressados, apáticos e indisciplinados. A consequência dessa falta de adesão e participação do aluno, atitude justificada por um ensino que não corresponde às suas aspirações, é a não consolidação da aprendizagem. É necessária uma prática pedagógica que considere o aluno em sua plenitude e desperte sua vontade espontânea de aprender. Nesse contexto, a Pedagogia Waldorf surge como uma alternativa promissora para melhorar o processo de ensino aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi relatar a aplicação de uma sequência didática sobre metabolismo inspirada na Pedagogia Waldorf para alunos de Ensino Médioda rede pública e analisar como isso impactou a participação nas aulas e atividades, o interesse pelo conteúdo de Biologia e a qualidade do relacionamento do discente com esta matéria e com a professora. Para tanto, adaptou-se ao currículo da escola regular algumas estratégias Waldorf como: as matérias científicas devem partir da observação do fenômeno para incorporação do seu significado, oportunizando ao aluno elaborar suas próprias conceituações; resultados não são consolidados em um único dia, pois o sono é fundamental para organização da memória; o ensino “em épocas” favorece a aprendizagem; a avaliação contempla todo processo educativo e não apenas o resultado final; todo ensino deve proporcionar uma vivência autêntica do conhecimento, instrumentalizando o aluno para ser protagonista de transformações sociais. Esses princípios embasaram a elaboração de uma sequência didática sobre o tema “Metabolismo energético dos seres vivos”, abrangendo os conteúdos de quimiossíntese, fotossíntese, fermentação e respiração, além da construção da escala de pH utilizando chá de repolho roxo. Essa sequência didática foi aplicada em uma turma de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães, situada em Juiz de Fora, no ano de 2019. Durante a ministração do projeto, observou-se um grande envolvimento dos alunos com a proposta do trabalho e o aumento do interesse pelo conteúdo, o que se revelou principalmente pela postura investigativa dos alunos durante a observação dos fenômenos científicos, pela participação nos relatos de aula e pelo esforço em conceituar suas observações. O aumento da concentração dos alunos nas atividades reduziu a indisciplina durante as aulas. Os efeitos reverberaram também no pós-projeto, gerando mudanças no comportamento dos discentes, 10 como maior responsabilidade com as lições de casa, maior empenho na produção artística dos trabalhos, melhor relação com a Biologia e com a professora pesquisadora. Tais fatos configuram uma notável mudança de atitude da turma que, antes marcada por desinteresse e apatia coletiva, passou a assumir traços de protagonismo na construção do conhecimento, fazendo jus à proposta Waldorf de estimular no aluno o desejo de aprender a partir da vivência do ensino, responsabilizando-o pelo próprio aprendizado. |
Abstract: | The Biology teaching in public schools is generally recognized for being a content bias and away from students' reality, by lack of resources for experimental classes, by the lack of laboratories, thus presenting itself as unattractive to high school young peoples, which results in disinterested, listless and undisciplined students. The consequence of low adhesion and participation student, an attitude justified from teaching that does not correspond to their aspirations, is the non-consolidation of learning. It is necessary a pedagogical practice that considers the student in his plenitude and stirs up in him the spontaneous will to learn. In this context, Waldorf Education emerges as a promising alternative to improve the teaching learning process. The purpose of this work was to report the application of a didactic sequence about Metabolism inspired from Pedagogy Waldorf to public high school students and to analyze how it impacted the participation in classes and activities, the interest in Biology content and the quality of the student‟s relationship with this subject and with the teacher. Therefore, some Waldorf Pedagogy precepts were adapted to the curriculum of the regular school, such as: the science teaching must start from the observation of the phenomenon until its meaning is in corporate proving the student the opportunity to develop him own concepts; the results aren‟t consolidated on a single day because sleeping is essential for memory organization; the “main lesson blocks teaching” favors learning; the evaluation contemplates the global educational process and not just the final result; all teaching must be an authentic knowledge experience, instrumentalizing the student to be protagonist of social changes. These principles were the basis for the elaboration of a didactic sequence on "Energetic Metabolism of Living Beings", covering the contents of chemosynthesis, photosynthesis, fermentation and respiration, as well as the pH scale construction using red cabbage extract. This didactic sequence was applied in a 1st year high school class of Nyrce Villa Verde Coelho de Magalhães School, located in the city of Juiz de Fora, in 2019. During the project execution, there was great involvement of the students with the work proposal and increased interest in the content, which was revealed mainly by the students‟ investigative posture during the scientific phenomena observation, participation in the class reports and and for the effort to conceptualize their observations. The increase of students‟ concentration in activitiesreduced indiscipline during classes.In the post-project period, there were changes in students' behavior, such as more responsibility for homework, more 12 commitment to the artistic production of tasks, better discipline in classroom, better relationship with Biology and better relationship with the teacher. These facts constitute a notable change in the students‟ attitude that, before, was characterised by disinterest and collective apathy, and started to assume traits of youth protagonism, living up to the Waldorf proposal to stimulate the students‟ desire to learn through the experiencing what them was taught, making them responsible for their own learning. |
Keywords: | Pedagogia Waldorf Ensino de biologia Ensino médio Sequência didática Metabolismo Waldorf Education Biology teaching High school Didactic sequence Metabolism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12512 |
Issue Date: | 4-Sep-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
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