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Clase: Dissertação
Título : O resgate da profissionalização: um estudo de caso do Colégio Estadual Walter Orlandini
Autor(es): Senna, Dilma Lopes
Orientador: David, Marcus Vinícius
Miembros Examinadores: Sanábio, Marcos Tanure
Miembros Examinadores: Innocêncio, Mariângela Tostes
Resumo: Esse estudo investiga o contexto escolar de uma unidade educacional em São Gonçalo, RJ que, na última década, foi palco de várias intervenções em sua oferta curricular. Essas mudanças acarretaram a perda da identidade institucional e também a credibilidade na missão educacional da escola. Verificou-se que essa escola, através de uma equipe gestora atuante e integrada, recuperou a imagem da instituição e, ao mesmo tempo, desenvolveu uma reorganização curricular. Nesse aspecto, a instituição escolar passou a assegurar a comunicação entre as áreas do conhecimento, através de dinâmicas interativas e feiras multidisciplinares. Criada para ser um Centro de Educação Profissionalizante, atualmente busca resgatar o Ensino Médio Integrado ao Trabalho, oportunizando aos alunos as competências para a vida produtiva e continuidade dos estudos. Do ponto de vista metodológico, realizou-se uma pesquisa que se constituiu de entrevistas com os gestores, além da aplicação de questionário a 180 alunos do 3º ano do Ensino Médio e 12 professores. À luz do referencial teórico de Heloísa Lück (2009) foi possível aferir a eficácia da gestão escolar nas dimensões administrativas, organizacionais e pedagógicas e, a partir dos estudos de Saviani (1997 e 2008), Moura (2006), Frigotto e Simões (2007), considerando o Plano de Desenvolvimento da Educação e o Decreto nº 6094/2007, traçar um Plano de Ação que contemple a reorganização da oferta curricular da unidade a fim de possibilitar que a escola supere a dualidade e a exclusão dos jovens do mundo produtivo. Propõe-se, dessa forma, para a escola analisada um Ensino Médio Integrado ao Ensino Profissionalizante.
Resumen : This study investigates the school context of an educational unit in São Gonçalo, RJ which, in the last decade, has staged several interventions in its curricular offerings. These changes resulted in the loss of institutional identity and also the credibility of the educational mission of the school. Through an active and integrated management team, this school recovered the image of the institution and, at the same time, developed a curriculum reorganization. In this aspect, the educational institution passed to ensure the communication between areas of knowledge through interactive dynamics and multidisciplinary fairs. Created to be a center of Vocational Education, nowadays seeks to rescue the Secondary School Integrated to Work, providing for students the skills to a productive life and continuing studies. From the methodological point of view, a research was made which consisted of interviews with managers and a questionnaire administered to 180 students of the 3rd year of high school and 12 teachers. According to the theoretical framework of Heloise Lück (2009) it was possible to assess the effectiveness of school management in administrative, organizational and pedagogical dimensions, that contemplates the reorganization of curricular offerings of the unit, and based on the studies of Saviani (1997 and 2008), Moura (2006), Frigotto and Simões (2007), considering the Development Plan for Education and Decree 6094/2007, chart a plan of action enabling the school overcome the duality and exclusion of young people from the world of production. Therefore, it is proposed to the analyzed school a Secondary School integrated with a Vocational Education.
Palabras clave : Ensino médio
Ensino profissionalizante
Identidade institucional
Secondary school
Vocational education
Corporate identity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1248
Fecha de publicación : 29-oct-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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