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Type: Dissertação
Title: Expectativas sobre a gestão escolar participativa: o caso da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado
Author: Pio, João Paulo de Sousa
First Advisor: Brooke, Nigel Pelham de Leighton
Referee Member: Rezende, Wagner Silveira
Referee Member: Costa, Márcio da
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso estudado discute a gestão democrática e participativa na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado. Para tal faz-se necessário entender o contexto da participação na referida escola, principalmente a partir do Conselho Escolar. Destarte, esse caso se propõe a responder à pergunta: as expectativas depositadas sobre a gestão democrático-participativa condizem com a realidade na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado? O objetivo geral deste estudo é analisar as expectativas sobre a gestão democrática da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado e propor ações para minimizar os problemas analisados. Os objetivos específicos foram: a) descrever a gestão democráticoparticipativa na Escola Tabelião José Pinto Quezado, especialmente no que se refere ao Conselho Escolar; b) analisar as expectativas de atuação do Conselho Escolar da Escola Tabelião José Pinto Quezado; c) propor ações para a ampliação da participação dos pais na vida escolar de seus filhos, bem como propor um protocolo de funcionamento para o Conselho Escolar e, consequentemente, promover uma gestão democrático-participativa na Escola Tabelião José Pinto Quezado. Assumimos como hipótese que após a redemocratização brasileira na década de 1980 houve um anseio por estender a democracia para toda sociedade, incluindo a escola. Dessa maneira foram geradas expectativas exageradas sobre a gestão participativa, expectativas estas que são alimentadas pela própria legislação. Entretanto, no cotidiano escolar, a gestão democrática e autônoma tem sido um grande desafio, que é o caso da referida escola, em especial do seu Conselho Escolar. Utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa, e como instrumentos de pesquisa de campo entrevistas e questionários. O referencial teórico deste estudo abarca as análises de pesquisadores que abordam a gestão democrática e participativa na educação em especial nas escolas. Alguns como Lück (2002, 2009) trazem uma análise sob o viés gerencialista. E outros como Freire (1995) fundamentam seus argumentos na perspectiva política.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case studied discusses democratic and participative management in Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado. To this end, it is necessary to understand the context of participation in that school, mainly from the School Council. Thus, this case aims to answer the question: the expectations placed on democratic-participative management are consistent with reality in Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado? The general objective of this study is to analyze expectations about democratic management Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Tabelião José Pinto Quezado and propose actions to minimize the problems analyzed. The specific objectives were: a) to describe democratic-participative management in Escola Tabelião José Pinto Quezado especially with regard to the School Council; b) analyze the performance expectations of the School Council of Escola Tabelião José Pinto Quezado; propose actions to expand the participation of parents in the school life of their children, as well as propose an operating protocol for the School Council and, consequently, promote a democratic-participative management in the Escola Tabelião José Pinto Quezado. We assume as a hypothesis that after the Brazilian redemocratization in the 1980s there was a desire to extend democracy to the whole of society, including the school. In this way, exaggerated expectations about participatory management were generated, expectations that are fed by the legislation itself. However, in the school routine, democratic and autonomous management has been a great challenge, which is the case of that school, especially its School Council. We use qualitative research as a methodology and interviews and questionnaires as instruments of field research. The theoretical framework of this study includes the analyzes of researchers who approach democratic and participatory management in education, especially in schools. Some like Lück (2002, 2009) bring an analysis under the managerialist bias. And others like Freire (1995) base their arguments on the political perspective.
Keywords: Gestão democrática e participativa
Conselho escolar
Altas expectativas
Democratic and participative management
School Council
High expectations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12478
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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