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Clase: Dissertação
Título : Formação continuada de professores de matemática para gestão de resultados na rede municipal de São Luís (MA)
Autor(es): Faro, Rosa de Fátima Damasceno
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Miembros Examinadores: Figueiredo, Camila Gonçalves Silva
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo discutiu a formação continuada de professores de Matemática na rede municipal de ensino de São Luís (MA) para a gestão pedagógica dos resultados das avaliações. A questão norteadora indica que assumimos a hipótese de haver possibilidades para promover formação aos professores de Matemática, que possibilite reflexão e mudanças na prática docente, capaz de influenciar o desempenho dos estudantes, principalmente os de anos finais das escolas da Secretaria Municipal de Educação – SEMED. Os objetivos definidos foram: investigar se a realização da formação continuada dos professores de Matemática estabeleceu vínculo entre a realidade da escola e a política de avaliação da rede, considerando para isso os resultados das avaliações de larga escala e as orientações curriculares; descrever os dispositivos legais que orientam e disciplinam a formação continuada dos profissionais da educação da SEMED; analisar a oferta de eventos formativos aos docentes na área da Matemática no período de 2006 a 2018; propor um plano de ação para assegurar a promoção de formação continuada que repercuta positivamente na prática docente e na aprendizagem dos estudantes. O aporte teórico sustentado versa sobre as concepções de formação continuada, os desafios colocados aos professores de Matemática decorrentes da formação e a importância da gestão pedagógica dos resultados das avaliações externas para a aprendizagem dos estudantes. Como metodologia utilizamos a pesquisa com abordagem qualitativa, e instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e questionários. A análise das informações apontou que só aconteceu a oferta de dois programas de formação para os professores de Matemática no período estudado, que não há clareza entre os formadores acerca das concepções que devem nortear a formação oferecida e quanto à gestão pedagógica dos resultados das avaliações externas que não estiveram incorporados aos processos de proposição, planejamento e realização das formações. Com base nas informações obtidas, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) estruturado a partir de premissas que, acreditase, contribuem para aumentar as chances de efetividade dos programas de formação continuada, por meio do aprofundamento do nível de conhecimento e habilidades dos professores, tendo em vista a melhoria das práticas em sala de aula e o aprendizado dos estudantes.
Resumen : This dissertation was developed in the Professional Master’s Degree at The Gestão e Avaliação da Educação Pública from Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) [Center of Public Polices and Educational Evaluation of Federal University of Juiz de Fora]. The essay discussed the continuous formation of Math teachers in the municipal educational system of São Luís (MA) for the pedagogical management of evaluation results. It was assumed the hypothesis of different possibilities to promote formation to Math teachers, which allows reflexion and changes in teaching practices, that is able to influence students’ performance, especially of the elementary school from Secretaria Municipal de Educação-SEMED [Municipal Secretary of Education]. The objectives set were: to investigate if the accomplishment of the continuous formation of Math teachers had stablished connection between the reality of school and the evaluation polices from the educational system considering the evaluation results in large scale and curricular guidelines; to describe legal arrangements that direct and regulate the continuous formation of educational professionals from SEMED; to analyze the offer of formative events to Math teachers from 2006 to 2018; to propone an action plan to assure the promotion of continuous formation that positive impacts in teaching practices and in students’ learning. The theoretical foundation lays about the conceptions of continuous formation, the challenges the Math teachers face because their formation and the importance of educational management of evaluation results to students’ learning experience. The chosen methodology for the research was qualitative and semistructured interviews and surveys as instrument for data collection. The information analysis points that only two formation programs for Math teachers were offered during the studied period, that it is not well-defined among teachers the conceptions that must guide the formation and about educational management of evaluation results that were not integrated to proposition processes, planning and formation itself. Based on the collected information, it was proposed a Plano de Ação Educacional (PAE) [Educational Action Plan], based structured in propositions that are believed to increase the chances of effectiveness of continuous formation programs through teachers’ completion of knowledge levels and skills, aiming improvement of teaching practices and student’s learning.
Palabras clave : Formação continuada de professores
Apropriação de dados de avaliações
Gestão pedagógica de resultados
Continuous formation of teachers
Evaluation data ownership
Educational management of results
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12443
Fecha de publicación : 27-nov-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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