Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12439
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cesaremanuelsampaiodamas.pdf2.98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O desafio da transição das turmas de 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental: o caso da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo
Autor(es): Damas, César Emanuel Sampaio
Primeiro Orientador: Neves, Lívia Fagundes
Membro da banca: Alves, Alesandra Maia Lima
Membro da banca: Sant'Anna, Priscila Fernandes
Resumo: Este trabalho é desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa apresenta o caso de gestão que discute o desafio de transição de turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo (EEDPF), situada na cidade de Capelinha - MG, que apresenta variação do rendimento entre essas duas etapas. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo geral compreender de que forma vem ocorrendo a transição dos alunos do 5º para o 6º ano do Ensino Fundamental nessa instituição de ensino entre os anos de 2015 a 2019. São objetivos específicos desta pesquisa: (i) descrever o processo de transição de turmas de 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para o 6° ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental na EEDPF; (ii) analisar os resultados de avaliações e as especificidades pedagógicas do 5° e do 6° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Domingos Pimenta de Figueiredo; e (iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) que vise colaborar para a transição do 5° para o 6° ano do Ensino Fundamental da instituição, de forma a possibilitar o bom desempenho e a aprendizagem dos alunos. Para a discussão teórica, trazemos autores como Gatti (2003), Hoffmann (2000, 2013), Luckesi (2000, 2005), entre outros. Para a obtenção dos dados, utilizamos, como metodologia, a pesquisa qualitativa por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado com as especialistas em educação (supervisoras) e questionários com professores dos Anos Iniciais e Finais e com alunos que fizeram a transição dessas etapas na escola. Os resultados da pesquisa indicam a necessidade de a gestão escolar articular ações com os diversos segmentos da comunidade escolar para a implementação de uma proposta curricular integrada capaz de atender às especificidades e ao tempo de cada aluno. De posse dessas análises, construiu-se um PAE cujas ações foram propostas a partir da necessidade de promover uma melhor organização e acompanhamento entre os segmentos Anos Iniciais e Anos Finais, a fim de minimizar a queda de resultados dos alunos; promover uma maior apropriação e integração curricular na instituição; proporcionar uma reflexão e trocas de experiências na busca da integração curricular; integrar a comunidade escolar por meio de momentos, como rodas de conversas; motivar o protagonismo dos alunos através das lideranças de turmas; e sensibilizar os estudantes para a construção de seus projetos de vida.
Abstract: This study is developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research presents the management case that discusses the challenge of transitioning 5th-grade classes from the Early Years of Elementary School to the 6th grade of the Final Years of Elementary School at Domingos Pimenta de Figueiredo State School (EEDPF), located in Capelinha town - MG, which presents a variation in performance between these two stages. For this purpose, the general objective of the research is to understand how the transition of students from the 5th to the 6th grade of Elementary School has been occurring in this educational institution between the years 2015 to 2019. The specific objectives of this research are: (i) to describe the transition process of classes from the 5th year of the Early Years of Elementary School to the 6th year of the Final Years of Elementary School at EEDPF; (ii) to analyze the results of evaluations and the pedagogical specificities of the 5th and 6th grades of Elementary School at the Domingos Pimenta de Figueiredo State School; and (iii) to propose an Educational Action Plan (PAE) that aims to collaborate for the transition from the 5th to the 6th-grade students of Elementary School of the institution, in order to enable the good performance and learning by students. For the theoretical discussion, we bring authors such as Gatti (2003), Hoffmann (2000, 2013), Luckesi (2000, 2005), among others. To obtain the data, we used, as methodology, qualitative research through interviews with a semi-structured script with education specialists (supervisors) and questionnaires with teachers from the Early and Final Years and with students who transitioned these stages at school. The research results indicate the need for school management to articulate actions with the several segments of the school community for the implementation of an integrated curriculum proposal capable of meeting the specificities and time of each student. With these analyzes, a PAE was built, and its actions were proposed based on the need to promote better organization and follow-up between the Early and Final Years segments, in order to minimize the drop in student results; to promote greater appropriation and curricular integration in the institution; to provide reflection and exchange of experiences in the pursuit of curricular integration; to integrate the school community through moments like conversation circles; to motivate the protagonism of students through class leaders; to sensitize students to the construction of their life projects.
Palavras-chave: Ensino fundamental
Transição de segmentos
Currículo
Avaliação
Elementary school
Segment transition
Curriculum
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/di/2021/00011
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12439
Data do documento: 20-Jan-2021
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons