Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12438
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
victorgomeslimaferraz.pdf2.78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: A formação para a docência no ensino superior: espaços de compartilhamento de experiências entre professores e pós-graduandos na Pós-Graduação em Química da UFJF
Author: Ferraz, Victor Gomes Lima
First Advisor: Lopes, José Guilherme da Silva
Referee Member: Quadros, Ana Luiza de
Referee Member: Bruno, Adriana Rocha
Referee Member: Afonso, Andréia Francisco
Referee Member: Reis, Ivoní de Freitas
Resumo: A pós-graduação stricto sensu no Brasil, estruturada a partir do modelo norteamericano e alemão, é o principal lócus do desenvolvimento de pesquisas científicas no país e por consequência focaliza a formação de pesquisadores. No entanto, a legislação aponta que a pós-graduação, também, é responsável pela formação de professores para a docência no Ensino Superior. Atualmente observa-se algumas atividades formativas nos programas de pósgraduação voltadas para a docência, como algumas disciplinas, o estágio de docência, e a tutoria. A formação de professores envolve a construção de habilidades, competências e saberes, construídos em diferentes momentos e espaços ao longo da trajetória acadêmica e profissional do professor. Entre esses saberes, destacam-se os saberes da experiência, construídos de maneira tácita, usualmente mobilizados pelos professores sem uma perspectiva de reflexão que os coloque sobre olhares fundamentados teoricamente. Esta pesquisa teve como objetivo investigar o processo de formação para a docência dos pós-graduandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, entre 2016 e 2019 e o envolvimento de alguns docentes em momentos formativos para a docência no Ensino Superior. Este trabalho, de cunho qualitativo, teve os dados construídos por meio de questionários, entrevistas, grupo focal e observação participante ao longo da disciplina Docência em Química no Ensino Superior, e analisados a luz da Análise de Conteúdo. Participaram 39 pós-graduandos do Programa de PósGraduação em Química e seis professores efetivos do departamento de Química. Os resultados permitiram inferir que as experiências vivenciadas ao longo do estágio de docência são as principais contribuições para a formação docente. Entretanto, ainda é tímida a reflexão sobre a prática docente nessas atividades, uma vez que os saberes da experiência, tão arraigados na trajetória escolar dos pós-graduandos, não são problematizados ou reconstruídos com ou por estes estudantes. Por outro lado, os momentos formativos organizados por uma disciplina de pós-graduação apontam para uma ampliação dos horizontes da formação docente dos pósgraduandos, a partir de uma fundamentação teórica que suporta um processo de reflexão sobre a experiência profissional e a prática docente. As oportunidades de compartilhamento de experiências e os momentos reflexivos proporcionados durante a disciplina Docência em Química no Ensino Superior possibilitaram aos professores e pós-graduandos construírem e reconstruírem conhecimentos sobre a docência. Os docentes participantes valorizaram habilidades e características que superam a visão de que para ensinar é suficiente o domínio do conteúdo, indicando uma preocupação não só com o ensino, mas também com a aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o estágio de docência, a tutoria, a disciplina e outros momentos e espaços de compartilhamento de experiências ao longo da pós-graduação têm relevante contribuição na formação docente desses estudantes, com potencial para desenvolver a reflexão crítica e formação continuada de pós-graduandos e professores do Ensino Superior. Espera-se que este estudo possa contribuir para o fomento de políticas institucionais internas voltadas para a formação docente na pós-graduação.
Abstract: The postgraduate programs in Brazil, based upon the North American and German model, is the main locus of the development of scientific research in the country and, consequently, focuses on the training of researchers. However, the legislation points out that postgraduate programs are also responsible for the training of teachers for teaching in Higher Education. Currently, there are some training activities in postgraduate programs focused on teaching, such as some courses, teaching internship, and tutoring. Teacher training involves the construction of skills, competences and knowledge, built at different times and spaces throughout the academic and professional trajectory of the teacher. Among these knowledges, the knowledge of experience stands out, constructed in a tacit way, usually mobilized by teachers uncritically, without a perspective of reflection that places them on theoretically grounded views. This research aimed to investigate the teacher training process of post-graduate students in Chemistry at the Universidade Federal de Juiz de Fora, between 2016 and 2019 and the involvement of some teachers in training moments for teaching in Higher Education. This research, of qualitative nature, had the data constructed through questionnaires, interviews, focus group and participant observation throughout the Docência em Química no Ensino Superior course, analyzed in the light of Content Analysis. 39 post-graduate students from the Programa de Pós-Graduação em Química and six permanent professors from the Chemistry department participated. The results infer that the experiences lived during the teaching stage are the main contributions to teacher training. However, the reflection on teaching practice in these activities is still timid, since the knowledge of experience, so ingrained in the school trajectory of graduate students, is not problematized or reconstructed with or by these students. On the other hand, the training moments organized by a postgraduate discipline point to an expansion of the horizons of teacher education for graduate students, based on a theoretical foundation that supports a process of reflection on professional experience and teaching practice. The opportunities to share experiences and the reflective moments provided during the Docência em Química no Ensino Superior class enabled teachers and graduate students to build and rebuild knowledge about teaching. Participating teachers value skills and characteristics that surpass the view that to teach content is sufficient, indicating a concern not only with teaching, but also with students' learning. It is concluded that the teaching internship, the tutoring, the discipline and other moments and spaces for sharing experiences throughout the postgraduate course have an important contribution in the teacher education of these students, with the potential to develop critical reflection and continued postgraduate education. graduate students and higher education teachers. It is hoped that this study can contribute to the promotion of internal institutional policies aimed at teacher education in graduate school
Keywords: Docência universitária
Formação de professores
Formação continuada
Saberes docentes
Reflexão
University teaching
Teacher knowledge
Teacher training
Permanent education
Reflection
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Química
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
DOI: https://doi.org/10.34019/ufjf/te/2021/00002
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12438
Issue Date: 5-Feb-2021
Appears in Collections:Doutorado em Química (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons