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Tipo: Dissertação
Título: Professores indígenas Maxakali e a prática em suas aldeias: mudanças e entraves
Autor(es): Sousa, Jomária Dória de
Primeiro Orientador: Alvim , Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Defilippo, Juliana Gervason
Membro da banca: Magaldi, Carolina Alves
Resumo: Este Plano de Ação Educacional (PAE), (exigência parcial para a obtenção do título de Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo Programa de Pós Graduação Profissional (PPGP), ofertado pelo CAEd/UFJF), tem como objetivo analisar a Política de Formação de Professores Indígenas, em Nível de Magistério em Minas Gerais. O trabalho foi desenvolvido nas Escolas Estaduais Indígenas: Capitãozinho Maxakali e Maxakali, situadas, respectivamente, nos municípios de Bertópolis e Santa Helena de Minas. Foram utilizados como suporte nesta análise o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os materiais Didáticos utilizados pelos docentes indígenas, oriundos dessa formação. Procedeu-se à realização de entrevistas com professores índios, professores não índios e técnico da SEE-MG, responsável pelo acompanhamento das escolas, além de conversas informais entre o técnico da Superintendência Regional de Ensino - Teófilo Otoni - e professores Maxakali, quando do desenvolvimento deste PAE. Diante daquilo que foi constatado, quanto aos instrumentos de suporte utilizados, verifica-se a necessidade urgente de mudanças na estrutura dos cursos de formação ofertados pela SEE-MG, com vistas a atender as especificidades dos Maxakali que, até então, não possuem um PPP gestado dentro da comunidade indígena, bem como a adequação dos materiais didáticos a esse povo que alfabetiza as suas crianças na Língua Maxakali.
Abstract: This Educational Action Plan (PAE), requirement for attainment in Master in Management and evaluation of Public Education by the Professional graduate program (PPGP), offered by CAEd / UFJF aims to analyze the policy formation of indigenous teachers in a professorship level. In Minas Gerais, the work was developed in indigenous state school Capitaozinho Maxakali, located respectively in the municipalities of Bertopolis and Santa Helena de Minas. Pedagogical Political Project (PPP) were used to support this analysis and didactic materials used by the indigenous teachers. Resulting from this formation, proceeded to interview the indigenous teachers, non indigenous teachers and technician from SSE-MG responsible for monitoring the schools. In addition to informal conversation between the technician for the superintendence of education and Maxakali teachers. When developing this PAE, it was found that the support tools used needed changes in the structure of the course offered by SSE MG in order to meet the specificities of Maxakali who did not have a PPP gestated in their indigenous community as well as the adequacy of didactic materials to these people who teach their children in Maxakali language.
Palavras-chave: Formação de Professores Indígenas
Projeto Político Pedagógico
Materiais Didáticos
Formation of Indigenous Teachers
Pedagogical Political Project
Didactic Materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1241
Data do documento: 12-Jul-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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