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Tipo: Dissertação
Título: A implementação do Projeto Professor Diretor de Turma em uma escola regular da rede Estadual do Ceará: uma análise do alcance dos objetivos da política
Autor(es): Moreira, Raimundo Nonato de Menezes
Primeiro Orientador: Alcantara, Edna Rezende Silveira de
Membro da banca: Dutra, Rogéria Campos Silveira de
Membro da banca: Rezende, Wagner Silveira
Membro da banca: Ribeiro, Patricia Rafaela Otoni
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado apresentou a seguinte questão: de que forma a implementação do Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) na EEM José Cláudio de Araújo, situada no município de Mucambo-CE, tem possibilitado o alcance dos objetivos desta política no que se refere aos principais eixos que orientam suas ações: a promoção do protagonismo juvenil, o aprimoramento das interações da escola com a família e à construção de um clima escolar favorável à aprendizagem? Os objetivos definidos para este estudo foram: (i) descrever os protocolos de implementação da política pública Projeto Professor Diretor de Turma na EEM José Claudio de Araújo; (ii) analisar as ações da gestão escolar referentes à EEM José Cláudio de Araújo e o trabalho do Professor Diretor de Turma no processo de implementação e execução do PPDT, focando, principalmente, naquelas ações que se voltam para a promoção do protagonismo juvenil, o fomento das relações da escola com a família e o aprimoramento do ambiente escolar; (iii) propor um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado para a reorganização e o fortalecimento do papel desempenhado pelo Diretor de Turma (DT), no sentido de apoiar a direção da escola na coordenação dos esforços de construção de um ambiente escolar mais favorável à aprendizagem, por meio do protagonismo juvenil, do fortalecimento das relações das escolas com as famílias e do desenvolvimento de competências relacionadas à mediação de conflitos. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa baseada no estudo de caso. Realizamos uma pesquisa documental e uma pesquisa bibliográfica sobre políticas públicas e os três eixos associados ao PPDT. Os principais autores consultados foram: Perez (2010), Condé (2012), Ball (2016), Mainardes (2016), Costa e Vieira (2006), Castro e Regattieri (2009), Silva (2001), Candian e Rezende (2009) e Moro, Vinha e Morais (2019). Utilizamos como técnicas de coleta de dados observações de algumas práticas pedagógicas associadas à execução da política e entrevistas semiestruturadas com a coordenadora que acompanha o Projeto na escola e com os nove DTs (Diretores de Turma). Por meio da análise de dados, constatamos um envolvimento significativo da coordenação escolar com o PPDT e um alinhamento nas ações dos DTs. Entretanto, pudemos compreender certas dificuldades da escola com relação à participação estudantil, à interação escola-família e às normas de convivência. Em meio a essas necessidades e ao contexto de implementação do Novo Ensino Médio, propomos algumas ações estruturais, pedagógicas e tangentes à relação escola-família, visando a uma revitalização e um fortalecimento do PPDT na instituição.
Abstract: The current paper has been developed in scope of Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied features the following question: which measure implementation of Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) at EEM José Cláudio de Araújo, situated in Mucambo-CE, has enabled to reach the purpose of this policy about everything to youth protagonist, to family-school relationship and to school climate? Defined goals to this research were: (i) describing implementation records about referring to PPDT at EEM José Claudio de Araújo; (ii) analyzing school management actions EEM José Claudio de Araújo and teacher Class Direct about everything those concerning to promotion youth protagonist, fostering relationship with the family school relationship and the enhancement of school climate; (iii) proposing an Education Action Plano (EAP) to Principal Class Teacher (DT) about reorganization and strengthening function performed by Class Principal (CP), with purpose of supporting the school management coordinating efforts to build school environment conducting learning work throught the youth protagonist, approach family-school and school climate’s, contributing effectively with the teaching-learning process. Actors involved in this management case are: pedagogical coordination and DTs, directs responsible to Project implementation at infested local. With a qualitative methodology based on a case study, we use as observations instruments of some pedagogical practices associated with politics and semi-open interviews with the coordination that guides and monitors its implementation at school and with their DTs. Before that, we conducted a documentary research. Methodologies applied in development these studies were: case study, documents research based in information based in internet and the investigated school; related bibliographic searches public policy and three axes previously highlighted. In this study based to Perez (2010), Condé (2012), Ball (2016), Mainardes (2016), Costa and Vieira (2006), Castro and Regattieri (2009), Silva (2001), Candian and Rezende (2009) and Moro, Vinha e Morais (2019). Through the analysis of data we found a significant involvement of the coordination in the PPDT and an alignment in the actions of the DTs. However, we were ability to understand certain difficulties of the school in relation to student participation, school-family interaction and norms of coexistence. In the midst of these needs and the context of New Secondary School implementation, we proposed some structural actions, pedagogical and referring to school-family interaction with propose of renewing and reinvigorate PPDT at school.
Palavras-chave: Projeto professor diretor de turma
Protagonismo juvenil
Interação escola-família
Clima escolar
Projeto professor diretor de turma
Youth protagonist
Family-School Relationship
School Climate’s
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12381
Data do documento: 18-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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