https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
isabelabianchibottarodeandrade.pdf | PDF/A | 10.83 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | AUÊ YÔ! Contexto, análise e performance do movimento “Sertaneja” da Suíte para Canto e Violino (1923) de Heitor Villa-Lobos. |
Autor(es): | Andrade, Isabela Bianchi Bottaro de |
Primeiro Orientador: | Silva, Luiz Eduardo Castelões Pereira da |
Membro da banca: | Garzon, Marta Cardoso Castello Branco |
Membro da banca: | Salles, Paulo de Tarso Camargo Cambraia |
Resumo: | No complexo contexto sociocultural brasileiro do início do século XX, no qual a ideia de modernidade e a invenção da Nação se misturam, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) inicia sua carreira de compositor. Defendendo que a transversalidade da sua formação fundamentou uma personalidade musical autônoma e afeita às experimentações, esta dissertação discute como o movimento Sertaneja, da Suíte para canto e violino (composta em Paris em 1923) veicula uma perspectiva particular a Villa-Lobos do que seria o Brasil. Valendo-se de uma metodologia interdisciplinar fundamentada sobre o tripé contexto-análise-performance, a pesquisa parte de uma abordagem micro, que estuda como Villa-Lobos significa o Brasil musicalmente na Sertaneja, usando da Teoria dos Conjuntos, da Centricidade (STRAUS, 2000), das onomatopeias musicais (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018) e dos processos rítmicos e texturais (SALLES, 2009; BERRY, 1987), a uma abordagem macro, que a conecta à contemporaneidade através do conceito de sertão (REBOUÇAS, 2019), da ideia de brasilidade musical (DIAS, 2017) e dos eventos políticos recentes da história do Brasil (2018-2020). |
Abstract: | In the complex Brazilian socio-cultural context of the early 20th century, in which the idea of modernity and the invention of the Brazilian Nation were mixed, Heitor Villa-Lobos (1887-1959) began his career as a composer. Defending that the transversality of his educational/professional background was the foundation of an autonomous musical personality keen on experimentation, this dissertation discusses how the movement Sertaneja, from the Suite para canto e violino (composed in Paris in 1923) conveys a particular Villa-Lobos’ perspective on what Brazil would be. Using an interdisciplinary methodology based on the context-analysis-performance tripod, this research starts from a micro approach, which investigates how Villa-Lobos portrays Brazil musically in Sertaneja, using analytical tools from the Set and Centricity Theories (STRAUS, 2000), music onomatopoeias (CASTELÕES, 2007, 2009, 2018), rhythmic and textural procedures (SALLES, 2009; BERRY, 1987), to a macro approach, which connects the piece to contemporary times through the concept of sertão (REBOUÇAS, 2019), the musical idea of brasilidade (DIAS, 2017) and the recent political events of Brazilian history (2018-2020). |
Palavras-chave: | Sertaneja Suíte para Canto e Violino Heitor Villa-Lobos Modernismos Nacionalismo Modernisms Nationalism |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12365 |
Data do documento: | 29-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons