https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12363
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
jaquelinegranatofonsecasilva.pdf | 707.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Educação e risco ambiental: reflexões sobre práticas no ensino médio |
Author: | Silva, Jaqueline Granato Fonseca |
First Advisor: | Campos, Renata Bernardes Faria |
Referee Member: | Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de |
Referee Member: | Bicalho, Maria Gabriela Parenti |
Resumo: | A nossa sociedade vive um momento de preocupação com os problemas ambientais surgidos pela busca do desenvolvimento desenfreado e a qualquer custo. Os riscos e desastres ambientais provém, em grande parte, do desequilíbrio entre a urbanização desenfreada, degradação do meio ambiente, associados à falta de conhecimento, preparo e capacidade de mitigação das comunidades, acreditamos que a Educação Ambiental como filosofia de vida, permeando fazeres científicos, tecnológicos e sociais seja mais eficaz na sensibilização das pessoas. O contexto atual então, fortalece a necessidade de uma Educação Ambiental (EA) transformadora, exigindo a revisão da superficialidade da transversalidade e da interdisciplinaridade contida na sua normatização para a educação básica, que se apresenta muitas vezes desconexa, reducionista, desarticulada e insuficiente. Dentro deste contexto foi realizada uma revisão crítica e sistemática no portal de periódicos CAPES, sobre as práticas e ações desenvolvidas na perspectiva da Educação Ambiental frente ao Risco Ambiental nos últimos dez anos no Brasil, tomando como foco o ensino médio. A partir das palavras chaves Educação Ambiental, Risco Ambiental, Material Pedagógico, Práticas Pedagógicas e Ensino Médio foram identificados 52 artigos que focavam de alguma forma a EA nas escolas, dentre esses, apenas 17 desenvolveram alguma ação voltada para o ensino médio, e nenhum contemplava a abordagem do Risco Ambiental diretamente. Esse estudo permitiu constatar que pouco se tem pesquisado e produzido nessa área principalmente no ensino médio, evidenciando a superficialidade encontrada nas práticas pedagógicas que podem refletir na pouca efetividade dos trabalhos em Educação Ambiental na educação básica no Brasil e na ausência de temas importantes como riscos ambientais e tecnológicos. Por fim, os resultados evidenciaram a urgência de desenvolvimento de novos projetos educativos nessa área, aqui sugerimos um caderno pedagógico sobre Risco Ambiental como produto da dissertação, além da divulgação de práticas, considerando a importância da temática e da replicação das experiências exitosas no desenvolvimento ambiental e social dos alunos no ensino médio. |
Abstract: | Society is experiencing a moment of concern with ecological and environmental problems arising from the search for unrestrained development at any cost. Environmental risks and disasters come largely from the imbalance between rampant urbanization, environmental degradation, associated with the communities' lack of knowledge, preparation and mitigation capacity. The current context, therefore, strengthens the need for transforming Environmental Education (AE), requiring a review of the superficiality of transversality and interdisciplinarity contained in its standardization for basic education, which is often disconnected, reductionist, disjointed and insufficient. Within this context, a critical and systematic review was carried out on the CAPES journals portal, on the practices and actions developed from the perspective of Environmental Education in the face of environmental risk in the last ten years in Brazil, focusing on secondary education. From the key words Environmental Education, Environmental Risk, Pedagogical Material, Pedagogical Practices and High School, 52 articles were identified that focused in some way on EE in schools, among these, only 17 developed some action aimed at high school, and none contemplated addressing environmental risk directly. This study showed that little has been researched and produced in this area, mainly in high school, showing the superficiality found in pedagogical practices that may reflect in the little effectiveness of the works in environmental education in basic education in Brazil and in the absence of important themes such as environmental risks and technological. Finally, the results showed the urgency of developing new educational projects in this area, here we suggest a pedagogical notebook on environmental risk as a product of the dissertation, in addition to the dissemination of practices, considering the importance of the theme and the replication of successful experiences in environmental development and social status of students in high school. |
Keywords: | Educação ambiental Ensino médio Risco ambiental Práticas ambientais Material pedagógico Environmental education High school Environmental risk Environmental practices Pedagogical material |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Program: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12363 |
Issue Date: | 27-Oct-2020 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License