Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12360
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ritalemosrocha.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A alta taxa de abstenção (ausência) do participante ao Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA)
Author: Rocha, Rita Lemos
First Advisor: Santos, Ilka Schapper
Referee Member: Oliveira, Rafaela Reis Azevedo de
Referee Member: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAED) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa analisa os fatores de abstenção de candidatos no Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), relacionados à logística de aplicação, e propõe medidas para amenizar esse fenômeno. Buscou-se investigar quais são os fatores (ou motivos) que impedem os participantes de irem à escola realizar a prova do ENCCEJA. Como objetivos específicos determinamos: (i) descrever os processos envolvidos na logística de aplicação do ENCCEJA; (ii) refletir sobre os dados da abstenção nas avaliações do ENCCEJA; (iii) compreender os principais motivos que levam à abstenção; e (iv) elaborar um Plano de Ação Educacional (PAE) com propostas para a melhoria na logística de aplicação da prova, no sentido de diminuir a alta taxa de abstenção no Exame. Adotou-se o método de análise de documentos internos do INEP, que foram as justificativas de solicitação de isenção da taxa de pagamento para a realização do ENCCEJA, em 2019, e a análise das solicitações para a reaplicação da prova, em que o participante acessou a página e fez sua justificativa e solicitação. Todos esses fatores foram analisados para encontrar respostas que justificassem a abstenção no Exame. Por meio das análises de solicitação de isenção e reaplicação da prova foi constatado que o motivo mais provável pelo não comparecimento à escola para a realização do Exame é de ordem pessoal, como a dificuldade em se adequar aos deveres e as obrigações que a vida adulta impõe, com a vontade individual de concluir os estudos. Como fatores internos, constatou-se que adotar melhorias relacionadas à logística de aplicação do Exame, como uma divulgação mais ampla; envolver mais as Secretarias de Educação dos Estados e municípios na divulgação e realização da inscrição; providenciar que os meios de transporte no dia da prova respeitem os horários de circulação, como em dia útil; que o MEC possa oferecer a passagem gratuita e o lanche escolar no dia de prova, dentre outros. Por fim, exibiu-se um PAE com ações para a logística de aplicação do INEP no sentido de amenizar a abstenção no Exame, que, provavelmente serão benéficas para o participante. Até a presente data não foram visualizados estudos e pesquisas que tenham comprovado o motivo que justifique a abstenção no ENCCEJA.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Graduate Program in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education (CAED) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The research proposed to analyze the factors of abstention of candidates in the National Exam for the Certification of Competences of Youth and Adults (ENCCEJA), which are related to the application logistics and propose measures to alleviate this phenomenon. We investigate what are the factors (or reasons) that prevent participants from going to school to take the ENCCEJA exam. As specific objectives we determined: (i) to describe the processes involved in the application logistics of ENCCEJA; (ii) reflect on the data on abstention in the ENCCEJA evaluations; (iii) understand the main reasons that lead to abstention; and (iv) prepare an Educational Action Plan (PAE) with proposals for improving the logistics of application of the test, in order to reduce the high rate of abstention in the Exam. The INEP internal document analysis method was adopted, which were the justifications for requesting an exemption from the payment fee for the realization of ENCCEJA, in 2019, and the analysis of requests for reapplying the test, in the same year, where the participant accessed the site and made their justification and request. All of these factors were analyzed in order to find answers that would justify abstaining from the Exam. Through the analysis of request for exemption and reapplication of the test, it was found that the most likely reason for not attending school to take the Exam is personal, such as the difficulty in adapting to the duties and obligations that adult life imposes, with the individual willingness to complete their studies. As internal factors, it was found that adopting improvements related to the Exame’s application logistics, such as a wider dissemination; involve more the State and Municipal Education Departments in the dissemination and realization of registration; ensure that the means of transport on the day of the race respect the circulation times, as on working days; MEC can offer a free ticket and school lunch, among others. An PAE was shown suggesting actions for the logistics of applying INEP in order to ease abstention in the Exam, which are likely to be beneficial for the participant. Up to the present date, no studies and researches have been viewed that have proved the reason that justifies abstention from ENCCEJA.
Keywords: EJA
ENCCEJA
Abstenção no ENCCEJA
Abstention in ENCCEJA
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12360
Issue Date: 17-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons