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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção social como proposta de programa das faculdades de odontologia das universidades federais brasileiras: um estudo investigativo em 2019
Autor(es): Calais, Matheus Ferreira
Primeiro Orientador: Resende, Antônio Márcio do Carmo
Co-orientador: Elias, Gracieli Prado
Co-orientador: Góis, Elton Geraldo de Oliveira
Membro da banca: Carmo, Antônio Márcio Resende do
Membro da banca: Elias, Gracieli Prado
Membro da banca: Góis, Elton Geraldo de Oliveira
Resumo: O objetivo deste estudo foi conhecer o item inserção social presente como proposta de programa das faculdades de odontologia das universidades federais do Brasil descritas na Plataforma Sucupira. Realizou-se uma consulta na base de dados e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior) e na plataforma Sucupira para saber quantas eram as faculdades de odontologia públicas federais no país e selecionar as propostas de inserção social de cada uma delas dentro do item Proposta do Programa. Com base nesse estudo foi possível analisar as medidas adotadas em outras faculdades públicas do país e conhecer novas estratégias para o aprimoramento da interação entre a sociedade leiga, alunos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de maneira a elevar o nível da avaliação da educação na nossa instituição de ensino superior (IES) pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A partir do presente estudo de medidas implementadas na Faculdade de Odontologia da UFJF e em outras universidades pode-se elaborar o estado da arte da inserção social, permitindo reflexões e uma construção panorâmica desse referido estado. Cabe destacar a necessidade de importantes projetos de extensão e pesquisas orientados para que as medidas de inserção social elaboradas por cada faculdade alcancem a plenitude de execução de suas propostas descritas na plataforma sucupira e posterior reconhecimento pela CAPES. A extensão universitária é um espaço que possibilita efetivamente a integração entre o ensino e a pesquisa, sendo extremamente propícia ao desenvolvimento de atividades que permitem a inserção social. Estar em constante contato com a desigualdade social, por meio das ações promovidas pelo fazer extensionista e suas respectivas estratégias para diminuí-las é de grande valia.
Abstract: The aim of this study was to find out about the item social insertion present as a program proposal from the dental schools of federal universities in Brazil described in the Sucupira Platform. A consultation was carried out on the e-MEC database and on the Sucupira platform to find out how many federal public dental schools were in the country and to select the proposals for the social insertion of each of them within the Program Proposal item. Based on this study, it was possible to analyze the measures adopted in other public colleges in the country and discover new strategies for improving the interaction between lay society, undergraduate and graduate students at the Faculty of Dentistry of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) in order to raise the level of education assessment in our higher education institution (IES) by CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). From the present study of measures implemented at the Faculty of Dentistry of UFJF and other universities, we can elaborate the state of the art of social insertion, allowing for reflections and a panoramic construction of that state. It is worth highlighting the need for important extension projects and research oriented so that the measures of social insertion elaborated by each faculty reach the full execution of their proposals described in the sucupira platform and later recognition by CAPES. University extension is a space that effectively enables the integration between teaching and research, being extremely conducive to the development of activities that allow social insertion. Being in constant contact with social inequality, through the actions promoted by extension workers and their respective strategies to reduce them is of great value.
Palavras-chave: Universidade federal
Federal university
Inserção social
Social inserction
Faculdade de odontologia
Odontogy college
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Odontologia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12352
Data do documento: 12-Nov-2020
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