Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1234
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
hamiltonedsonviana.pdf1.41 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Estudo de caso de uma escola da RME-BH com indice socioeconômico baixo em comparação ao seu grupo de referência
Autor(es): Viana, Hamilton Edson
Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Miembros Examinadores: Dutra, Rogeria Campos de Almeida
Resumo: A presente dissertação é um estudo de caso da Escola Municipal Guimarães Rosa, da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, que possui baixo índice socioeconômico e apresentou melhoria expressiva no desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática no Avalia BH, no período de 2009 a 2011, em comparação às escolas que compõem o seu Grupo de Referência do Índice Socioeconômico. O objetivo foi descrever e analisar essa situação e propor Plano de Ação Educacional (PAE) com ações direcionadas ao Grupo de Referência do ISE. Os recursos metodológicos utilizados foram: grupo focal realizado com gestores das escolas que compõem o Grupo de Referência do ISE da Escola Municipal Guimarães Rosa e entrevistas com roteiro semiestruturado com a equipe gestora e os professores da referida escola. Com essa perspectiva, realizou-se, inicialmente, a descrição da escola, das ações desenvolvidas pela equipe gestora (2007-2011) e os dados de desempenho nas avaliações externas (2009 a 2011). O segundo capítulo contempla o debate teórico sobre a influência do nível socioeconômico no desempenho escolar e a análise dos fatores de eficácia escolar, à luz dos autores Francisco Soares, Nigel Brooke, Heloísa Lück, Luiz Fernandes Dourados, Fabiana de Felício, Angela Albernaz, dentre outros. Com base na descrição e análise do caso é apresentado o Plano de Ação, para o 3º ciclo do Grupo de Referência do ISE, que propõe ações de formação para a gestão escolar e pedagógica, de reestruturação dos projetos e programas institucionais e de criação de um repositório digital de projetos para o 3º ciclo. As ações visam contribuir para minimizar os efeitos extraescolares causados pelo baixo índice socioeconômico no desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental da RME-BH.
Resumen : This dissertation is a case study of the Municipal School Guimarães Rosa, the Municipal Education Network Belo Horizonte, having low socioeconomic index and showed significant improvement in the performance of students in the 9th grade of elementary school in the subjects of portuguese language and mathematics in Avalia-BH, in the period 2009-2011, compared to schools that make up your Reference Group Socioeconomic Index. The objective was to describe and analyze the situation and propose a plan of educational action (PAE) with actions directed to the Reference Group of the ISE. The methodological tools used were focus group conducted with managers of schools that comprise the Reference Group of the Municipal School of ISE Guimarães Rosa and semi-structured interviews with the management team and teachers of that school. With this perspective, initially held up the description of the school, the actions developed by the management team (2007-2011) and performance data in external evaluations (2009-2011). The second chapter covers the theoretical debate on the influence of socioeconomic status on school performance and school effectiveness analysis of factors in the light of the authors Francisco Soares, Nigel Brooke, Heloise Lück, Luiz Fernandes Dourados, Fabiana de Felício, Angela Albernaz, among others. Based on the description and analysis of the case is presented an Action Plan aimed at the 3rd cycle of the reference group of ISE. The plan proposes actions aimed at the school training and educational management, restructuring projects and institutional programs and the creation of a digital library project for the 3rd cycle. The actions aim to contribute to extracurricular minimize effects caused by low socioeconomic index in the academic performance of elementary students of RME-BH.
Palabras clave : Índice Socioeconômico
Grupo de Referência
Eficácia Escolar
Avalia-BH
Socioeconomic Index
Reference Group
School Effectiveness
Avalia-BH
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1234
Fecha de publicación : 25-nov-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.