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Tipo: Dissertação
Título: Construção e avaliação de uma sequência didática: ensino sobre ciclo menstrual e o uso da pílula anticoncepcional
Autor(es): Rosignoli Júnior, Jayme
Primeiro Orientador: Almeida, Patrícia Elaine de
Membro da banca: Apolônio, Ana Carolina Morais
Membro da banca: Damato Neto, José
Resumo: O ensino é algo complexo que requer árduo trabalho de pesquisa, estudo e adoção de técnicas que possibilitem a transmissão de conhecimento de maneira efetiva e eficiente. Os temas sobre sexualidade são ainda mais complexos, porque envolvem questões culturais e sociais, além de crenças religiosas que impactam o diálogo, bem como influenciam o aprendizado dos alunos e a abordagem dos professores. Nesse aspecto, é necessária uma mudança nos parâmetros da abordagem didática tradicional, utilizando-se um método dinâmico de ensino que busque a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento. Visando o aprimoramento didático, optou-se pela elaboração e aplicação de uma metodologia de ensino denominada sequência didática, a qual pode ser definida como um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. O objetivo desse trabalho foi a elaboração, desenvolvimento, descrição e análise de uma sequência didática sobre o Ciclo Menstrual e o Uso da Pílula Anticoncepcional com alunos do 1ª ano do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Soares, localizada no município de Ubá, Minas Gerais, pertencente à Zona da Mata Mineira. Para realizar a pesquisa, foram desenvolvidos três módulos, incorporando nas aulas de Biologia uma metodologia de ensino que, por intermédio de sequências didáticas, possibilitou elucidar e esclarecer questões em relação à sexualidade. Desse modo, optou-se por uma abordagem mais dinâmica, prática e ativa para os estudantes. Para análise da eficiência da metodologia aplicada, elaborou-se um questionário com perguntas objetivas e discursivas, denominado questionário diagnóstico, com a finalidade de apurar o conhecimento prévio dos alunos acerca do tema. Após a aplicação da sequência didática, o mesmo questionário foi reaplicado, a fim de estabelecer a aquisição de conhecimento com a metodologia proposta. As respostas aos questionários foram confrontadas com um gabarito e agrupadas em categorias: C – respostas corretas indicando bom conhecimento ou aprendizado, P – Respostas parcialmente corretas indicando algum conhecimento ou aprendizado, I – Respostas incorretas ou fora do contexto indicando nenhum conhecimento ou aprendizado e N – não respondeu. Ao final do estudo, os percentuais obtidos nos dois questionários aplicados foram comparados, a fim de determinar se houve evolução da aprendizagem dos alunos. Em um parâmetro geral, houve expressivo aumento de respostas corretas no questionário aplicado após a SD, o qual obteve índice de 61,8% de respostas corretas (C), 40,1% a mais que no questionário respondido antes da SD. Em adição, o percentual de respostas incorretas (I) também foi significativamente reduzido, uma vez que no primeiro questionário (antes da SD) o índice de erro foi de 44,3% e no segundo (pós SD) esse índice foi reduzido para 17,2%, 27% a menos de respostas incorretas (I). Assim, concluiu-se que as atividades propostas na sequência didática, contribuíram para um resgate dos conhecimentos prévios e propiciaram um ganho expressivo de aprendizagem. Além disso, a proposta do desenvolvimento de uma metodologia ativa em forma de sequência didática, representou uma alternativa didática atrativa e dinâmica para o ensino do ciclo menstrual e uso correto da pílula anticoncepcional tanto para o ensino de Biologia quanto para a promoção da saúde dos estudantes.
Abstract: Teaching is something complicated which requires hard research work, study and use of techniques that allow the delivery of knowledge in an effective and efficient way. Sexuality issues are even more disturbing, because they involve cultural and social concerns, as well as religious beliefs that affect the dialogue. They also have influence in the student learning process and the teacher's approach. In this regard, it is necessary to change the traditional teaching procedure, using a dynamic teaching method that seeks for active participation of the students in knowledge development. Aiming for didactic improvement, this work chooses to elaborate and apply a teaching methodology named didactic sequence (DS), which can be defined as a set of activities connected among themselves, planned to use a content, step by step. The goal is to elaborate, develop, describe and analyze a didactic sequence about the Menstrual Cycle and the Use of Contraceptive Pill with sophomore students from Raul Soares State High School, located in the city of Ubá, Minas Gerais, present at Zona da Mata Mineira. In order to carry out the research, three syllabus were developed, incorporating in Biology classes a teaching methodology that, through didactic sequences, makes it possible to elucidate and clarify issues regarding sexuality. Thus, we opted for a more dynamic, practical and active approach for students. A questionnaire with objective and discursive questions was elaborated to analyze the efficiency of the applied methodology. It is called a diagnostic questionnaire, with the purpose of determine the students' previous knowledge about the matter. After the application of the didactic sequence, the same questionnaire was reapplied, in order to establish the knowledge acquirement with the proposed methodology. The answers to the questionnaires were compared to an answer key and grouped into categories: C - correct answers indicating good knowledge or learning, P - partially correct answers indicating some knowledge or learning, I - Incorrect answers or out of context indicating no knowledge or learning and N - did not answer. At the end of this study, the percentages obtained in the two applied questionnaires were compared in order to determine whether there was an evolution in the students' learning capacity. In a general parameter, there was a significant increase of correct answers in the questionnaire applied after the DS, which obtained a rate of 61.8% of correct answers (C), 40.1% more than in the questionnaire answered before the DS. In addition, the percentage of incorrect answers (I) was also significantly reduced, since in the first questionnaire (before DS) the error rate was 44.3% and in the second (after DS) this rate was reduced to 17.2%, 27% less incorrect answers (I). Therefore, it was concluded that the activities proposed in the didactic sequence, contributed to a rescue of previous knowledge and provided an expressive learning gain. Besides that, the proposal of developing an active methodology in the manner of didactic sequence, represented an attractive and dynamic didactic alternative for teaching the menstrual cycle and the correct use of the contraceptive pill, both for teaching Biology and for promoting students' health.
Palavras-chave: Metodologias ativas
Sexualidade
Gravidez na adolescência
Ciclo menstrual
Anticoncepcional
Sequência didática
Active methodologies
Sexuality
Teenage pregnancy
Menstrual cycle
Contraceptive
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12341
Data do documento: 21-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



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