https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12336
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
karenribeirodecastrofigueiredo.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Perspectivas dos alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental da Escola Estadual Armando Nogueira Soares em Divinópolis - MG sobre o ensino médio |
Autor(es): | Figueiredo, Karen Ribeiro de Castro |
Primeiro Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Neubert, Luiz Flávio |
Membro da banca: | Nóbrega Junior, Edson Diniz |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu os conceitos de juventudes e as perspectivas dos alunos dos oitavo e nono anos da Escola Estadual Armando Nogueira Soares, em Divinópolis (MG), em relação ao ensino médio e como isso pode influenciar na aprendizagem escolar. O alto índice de evasão escolar nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio, o alto índice de reprovações e progressões parciais no primeiro ano do ensino médio e a defasagem dos alunos dos mesmos anos chamam atenção e nos levam a refletir se as práticas pedagógicas atendem às expectativas dos alunos. Assim, os objetivos para este estudo foram: (i) descrever as juventudes da Escola Estadual Armando Nogueira Soares; (ii) investigar quais são as expectativas dos alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental em relação ao ensino médio; e (iii) propor ações e traçar estratégias que possibilitem projetos e aulas mais atraentes para os discentes, com intuito de diminuir a reprovação e as progressões parciais. Embasamonos teoricamente em autores como Pais (1990), Freire (1996, 1997, 2018), Sposito (2000, 2008), Dayrell (2003, 2007), Costa A. (2006), Carrano (2011), Franzoi (2011), Leão (2011), Sibilia (2012), Bauman (2013), Carmo e Correa (2014), Dayrell e Carrano (2014), Moreira (2014), Burgos (2015), Tomazetti e Schlickmann (2016), entre outros. Assumimos como hipótese que as perspectivas das juventudes e os métodos utilizados pela equipe pedagógica e docentes influenciam diretamente no sucesso ou no fracasso escolar. Se compreendermos o mundo da vida de nossos alunos e suas expectativas, poderemos criar projetos que possibilitem um aprendizado mais significativo. Para tanto, utilizamos como metodologia a pesquisa bibliográfica, entrevista individual com o corpo docente e entrevista coletiva com os alunos dos oitavo e nono anos. Para finalizar a nossa pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que possibilitará maior aproximação entre o corpo docente e discente, maior participação da comunidade escolar na elaboração dos projetos pedagógicos da escola e o planejamento coletivo de aulas, supervisionado pela especialista e direção. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied discussed the concepts of youths and the perspectives of students in the eighth and ninth years of the State School Armando Nogueira Soares, in Divinópolis (MG), in relation to high school and how it can influence school learning. The high dropout rate in the final years of elementary and high school, the high failure rate and partial progression in the first year of high school and the lag of students in the same years draw attention and lead us to reflect on whether pedagogical practices meet students' expectations. Thus, the objectives for this study were: (i) to describe the youths of the State School Armando Nogueira Soares; (ii) to investigate what are the expectations of students in the eighth and ninth years of elementary school in relation to high school; and (iii) propose actions and outline strategies that allow more attractive projects and classes for students, in order to reduce failure and partial progressions. We theoretically base ourselves on authors with Pais (1990), Freire (1996, 1997, 2018), Sposito (2000, 2008), Dayrell (2003, 2007), Costa A. (2006), Carrano (2011), Franzoi (2011), Leão (2011), Sibilia (2012), Bauman (2013), Carmo e Correa (2014), Dayrell e Carrano (2014), Moreira (2014), Burgos (2015), Tomazetti e Schlickmann (2016), among others. We assume as a hypothesis that the perspectives of young people and the methods used by the pedagogical team and teachers directly influence school success or failure. If we understand the life world of our students and their expectations, we can create projects that enable more meaningful learning. For that, we used as methodology the bibliographic research, individual interview with the faculty and collective interview with the students of the eighth and ninth years. To finish our research, an Educational Action Plan was prepared that will allow for a closer relationship between the teaching staff and students, greater participation of the school community in the elaboration of the school's pedagogical projects and the collective planning of classes supervised by the specialist and direction. |
Palavras-chave: | Juventudes Protagonismo juvenil Gestão democrática Perspectivas Youngs Young protagonism Democratic management Perspective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12336 |
Data do documento: | 9-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons