https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12285
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
gabrielmoreirafaulhaber.pdf | PDF/A | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Tese |
Título: | Escritas de si, estética e antropofagia em Oswald de Andrade. |
Autor(es): | Faulhaber, Gabriel Moreira |
Primeiro Orientador: | Monteiro, André |
Second Advisor: | Campos, Laura Barbosa |
Membro da banca: | Silva, Anderson Pires da |
Membro da banca: | Teixeira, Pedro Bustamante |
Membro da banca: | Oliveira, Edmon Neto de |
Resumo: | Este trabalho se propõe a analisar o pensamento de Oswald de Andrade. Nosso objeto central é o seu livro de memórias intitulado Um homem sem profissão, memórias e confissões sob as ordens de mamãe (1954). Partimos dessa obra para ressaltarmos a importância e a potência do conceito de Antropofagia. Nossa hipótese é que o referido autor recorre ao citado livro com o intuito de resgatar e reafirmar o conceito que havia criado ao mesmo tempo em que se preocupa com o destino de seus escritos. Para isso, escolhemos três tópicos divididos em três capítulos que buscam avaliar aspectos que fazem das memórias de Oswald de Andrade um texto singular. O que procuramos apontar são a consciência estilística e o domínio da escrita apresentados pelo autor. Relacionamos todas essas questões com outras produções do próprio Oswald em especial seus romances, com destaque para Memórias sentimentais de João Miramar (1924) e Serafim Ponte Grande (1933). |
Abstract: | Ce travail propose d'analyser la pensée d'Oswald de Andrade, ayant comme objet central dřétude son livre de mémoires intitulé Um homem sem profissão, memórias e confissões sob as ordens de mamãe (1954). Nous sommes partis de cette oeuvre pour souligner l'importance et la puissance du concept d'anthropophagie. Notre hypothèse est que l'auteur utilise le livre susmentionné pour récuperer et réaffirmer le concept qu'il avait créé, en même temps qu'il se préoccupe du destin de ses écrits. Pour cela, nous avons choisi trois thèmes répartis en trois chapitres qui cherchent à évaluer les aspects qui font des mémoires d'Oswald de Andrade un texte unique. Ce que nous essayons de signaler, ce sont la conscience stylistique et la maîtrise de l'écriture de l'auteur. Nous avons lié toutes ces questions à d'autres ouvrages dřOswald, en particulier ses romans, notamment Memórias Sentimentais de João Miramar (1924) et Serafim Ponte Grande (1933). |
Palavras-chave: | Antropofagia Escritas de si Estética Anthropophagie Écritures de soi Esthétique |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12285 |
Data do documento: | 20-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons