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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo de caso em um veículo publicitário com dados de contagem longitudinais
Autor(es): Lima, Marcos Alves de
Primeiro Orientador: Vieira, Marcel de Toledo
Membro da banca: Vieira, Marcel de Toledo
Membro da banca: Bastos, Ronaldo Rocha
Membro da banca: Hippert , Henrique Steinherz
Membro da banca: Souza, Augusto Carvalho
Resumo: Após a Segunda Guerra Mundial, o interesse pelo estudo de populações ao longo do tempo aumentou simultaneamente com os avanços tecnológicos, facilitando o uso de grandes bases de dados e análise das mesmas. Neste tipo de análises, o foco é verificar se determinada característica ou comportamento de um grupo estudado sofre alterações ao longo de determinado período de tempo. A este conjunto de técnicas damos o nome de Análise de Dados Longitudinais. Juntamente a Análise de Dados Longitudinais, introduziremos conceitos de Modelos Lineares Generalizados (MLGs), sendo estas ferramentas estatísticas muito úteis para a modelagem de uma determinada variável de interesse. Através de MLGs, podemos utilizar diversas informações contidas em um banco de dados definindo uma equação que represente a relação entre as variáveis independentes e variáveis de interesse. Esta monografia apresenta um estudo de caso com dados de contagem longitudinais, tendo como objetivo verificar a influência de determinadas características pessoais na utilização de promoções contidas em um veículo publicitário e também verificar se o volume de utilizações varia com o tempo. Para isto, foi analisado o comportamento de usuários deste veículo publicitário por um período de 12 edições e empregamos métodos de regressão de Poisson para dados de contagem longitudinais com a finalidade de descrever o perfil dos usuários e auxiliar a tomada de decisão na empresa em que os dados foram obtidos.
Abstract: After World War II, the interest in analyzing populations over time simultaneously increased with technological advances, facilitating the use and analysis of large databases. In this type of study, the focus is to see if a certain characteristic or behavior of a study group changes over a given period of time. Such technique is called Longitudinal Data Analysis. Along with the Longitudinal Data Analysis, we introduce concepts of Generalized Linear Models (GLMs), which are very useful statistical tools for modeling a particular variable of interest. Through GLMs, we can use different information obtained from a database allowing us to define an equation that represents the relationship between independent variables and a variable of interest in a single event. This monograph presents a case study which considers longitudinal count data, aiming at verifying the influence of a particular trait in the use of promotions contained in an advertising vehicle and also check if the volume of uses varies over time. For this, we analyzed the behavior of users of this advertising vehicle for a period of 12 issues and applied Poisson regression methods for longitudinal count data in order to describe the profile of users and to assist the decision making process in the company where data was obtained.
Palavras-chave: Dados de contagem
Dados longitudinais
Regressão de poisson
Count Data
Longitudinal Data
Poisson Regression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12242
Data do documento: 18-Dez-2014
Aparece nas coleções:Estatística - TCC Graduação



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