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dc.contributor.advisor1Santos, Núbia Aparecida Schaper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3157421070865791pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.creatorBerto, Rosangela Weber da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3226440173009665pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-18T21:15:24Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2021-01-18T21:15:24Z-
dc.date.issued2020-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12226-
dc.description.abstractThis work aims to narrate the experiences in the Teacher Residency Program from the crossings that these experiences brought to teacher training and the ways of constituting teaching in Early Childhood Education. In spite of the fact that young children have gained visibility in the context of public policies, there is a need for clarity in relation to the education we want for them. We use the epistemological lens of Cultural Historical Theory, based on the concept of experience discussed by Vigotski to analyze the meanings produced about teacher education. In addition, we reflect the initial and continuing education, based on Tardif's contributions. The field of data production is part of activities developed in a public school of Early Childhood Education in the city of Juiz de Fora / MG. The writing in the form of a narrative was listed with the intention of bringing the reader closer to the experience of this formative path, circumscribed to the process of constitution of teaching in / of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo narrar as vivências no Programa de Residência Docente a partir dos atravessamentos que essas vivências e experiências trouxeram para a formação docente e os modos de constituição da docência na Educação Infantil. Em que pese o fato de as crianças pequenas terem ganhado visibilidade no contexto das políticas públicas, é preciso clareza em relação à educação que queremos para elas. Recorremos à lente epistemológica da Teoria Histórico Cultural, a partir do conceito de vivência discutida por Vigotski para analisar os sentidos produzidos sobre a formação docente. Além disso, refletimos a formação inicial e continuada, a partir das contribuições de Tardif. O campo de produção dos dados se inscreve em atividades desenvolvidas em uma escola pública de Educação Infantil da rede de ensino do município de Juiz de Fora/MG. A escrita em forma de narrativa foi elencada com a intenção de aproximar o leitor da vivência deste percurso formativo, circunscrito ao processo de constituição da docência na/da Educação Infantil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectResidência Docentept_BR
dc.subjectVivênciapt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectTeaching Residencept_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectChild Educationpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleDiário de uma residente - cartas ao leitorpt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



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