Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
igorsilvadeoliveira.pdf2.42 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Traficantes e substitutos: representações da telepresença em filmes de ficção científica
Autor(es): Oliveira, Igor Silva de
Orientador: Suppia, Alfredo Luiz Paes de Oliveira
Miembros Examinadores: Silva, Cícero Inácio da
Miembros Examinadores: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Miembros Examinadores: Ferraraz, Rogério
Resumo: O estudo tem como proposta analisar a representação da tecnologia da telepresença no cinema de ficção científica contemporâneo. Para isso, foram escolhidos os filmes Sleep Dealer (direção de Alex Rivera, México/Estados Unidos, 2008) e Substitutos (Surrogates, direção de Jonanthan Mostow, Estados Unidos, 2009), selecionados por apresentarem abordagens distintas da telepresença no contexto de suas respectivas fábulas, estabelecendo diálogos e diferenças que ajudam no estudo da relação entre tecnologia, imaginário e cinema. Deve-se observar que o retrato da telepresença, nesses filmes, apresenta a utilização do corpo humano como suporte de tecnologias e seus impactos socioculturais, um cenário que também é representado em outros trabalhos artísticos contemporâneos. O texto elabora a conclusão de que a crescente relevância do corpo humano como interface na telepresença funciona como um significativo modo de compreensão na relação entre arte e tecnologia na atualidade.
Resumen : The study has the purpose of analyzing the representation of telepresence in contemporary science fiction cinema. For this, the films chosen were Sleep Dealer (Alex Rivera direction, Mexico/USA, 2008) and Surrogates (directed by Jonathan Mostow, United States, 2009), selected for their distinct approaches of telepresence in the context of their respective fables, establishing dialogues and differences that help in the study of the relationship between technology, imagery and movies. It should be noted that the portrait of telepresence, in these films, presents the use of the human body as support of technologies and its socio-cultural impacts, a scenario that is also represented in other contemporary artwork. The text elaborates the conclusion that the increasing relevance of the human body as the interface on the telepresence works as a significant way of understanding the relationship between art and technology today.
Palabras clave : Cinema
Corpo
Ficção Científica
Telepresença
Cinema
Body
Science fiction
Telepresence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1221
Fecha de publicación : 12-mar-2013
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.