Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12209
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
catielendossantoscastro.pdf1.06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: A criança como ser pensante: reflexões e práticas acerca de uma alfabetização construtivista baseada na Psicogênese da Língua Escrita.
Autor(es): Castro, Catielen dos Santos
Primeiro Orientador: Alves, Alesandra Maia Lima
Co-orientador: Ribeiro, Simone da Silva
Membro da banca: Martins, Elita Betania de Andrade
Resumo: Este trabalho tem como objetivo explicitar o trabalho desenvolvido por uma residente nas turmas de alfabetização do Colégio de Aplicação João XXIII no âmbito do Programa de Residência Docente/UFJF tendo como suporte bibliográfico a obra “Psicogênese da Língua Escrita” (1999) das autoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky. Por meio de uma breve reflexão é possível observar como se estruturou o ensino da lectoescrita no Brasil desde a chegada dos Jesuítas tendo como marco os anos de 1980 em que estudos envolvendo a pedagogia e a psicologia, ganharam lugar na área da educação. As ideias sobre o Construtivismo e os níveis de evolução da escrita surgiram num momento em que os métodos de ensino vinham sendo questionados e, por isso, ganharam grande repercussão nos espaços educacionais, a princípio na academia e, posteriormente, nas práticas em sala de aula. Porém, más interpretações foram realizadas e por muito tempo o teor pedagógico da psicogênese foi aplicado de maneira equivocada. Contrariando este movimento, pesquisadores e estudiosos da área publicaram textos e livros que traziam argumentos que atestavam as propostas de Ferreiro e Teberosky. Baseado nisto, este texto versará sobre os caminhos e descaminhos dessa outra possibilidade de alfabetizar que considera a criança como protagonista do seu próprio aprendizado.
Abstract: This paper has as its objective to explain the work to developed by a resident in the alphabetization classes of the Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF within the scope of the Teaching Residency Program/UFJF having as bibliographic support the work “Psychogenesis in the Written Lenguage” (1999) by authors Emília Ferreiro and Ana Teberosky. Through a brief reflection it is possible to observe how the teaching of lectowriting in Brazil has been structured sincethe arrival of the Jesuits, having as a landmark the 1980s in which studies involving pedagogy and psychology gained place in the área of education. Their ideas about the constructivism and the levels of evolution of writing came up in a moment in which the teaching methods were being questioned e therefore gained grate repercussion in the educational spaces, initially in the academy, and posteriorly in the classroom practices. However, bad interpretations were made and for a long time the pedagogical content of the psychogenesis was wrongfully applied. Contrary to the movement, researchers and scholars of the area published texts and book that would bring arguments that attested to Ferrero’s and Teberossky’s proposals. Based on that, this text will approach the paths and deviations of this other possibility of alphabetization that considers the child as the protagonist of his own learning.
Palavras-chave: Alfabetização
Residência Docente
Psicogênese da Língua Escrita
Construtivismo
Alphabetization
Teaching Residency
Psichogenesis in the Written Language
Constructivism
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12209
Data do documento: 2-Set-2020
Aparece nas coleções:TFD (Trabalho de Formação Docente)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons