Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12205
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariaritadacunhavasconcelos.pdfPDF/A2.91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O perfume e a moda: presença, perspectivas e o despertar dos sentidos
Autor(es): Vasconcelos, Maria Rita da Cunha
Primeiro Orientador: Velloso, Isabela Monken
Membro da banca: Neder, Mônica de Queiroz Fernandes Araújo
Membro da banca: Silva, Luiz Fernando Ribeiro da
Resumo: Por muitos séculos, o perfume foi considerado um simples composto de óleos, água e álcool destinado a proporcionar um odor agradável. Com o passar do tempo, as fragrâncias, ao desenvolverem uma estreita relação com a moda e com a arte, obtiveram uma transformação em seu status cultural. O presente estudo tem como objetivo narrar as convergências entre a moda, o perfume e a arte, além de apresentar o processo de desenvolvimento de uma instalação inspirada no perfume Chance eau de toilette, criado em 2003 pelo nez Jacques Polge para a casa, mundialmente conhecida, Chanel. A pesquisa apresentada tem, assim, o intento de aumentar a visualidade sobre os diálogos estabelecidos entre os universos citados, demonstrando-se, no exercício da instalação, caminhos possíveis para a tradução visual e sensorial dos códigos da marca acionados no perfume selecionado.
Abstract: For many centuries, the perfume was considered a simple compound of oils, water and alcohol, with the objective of propitiate an agreeable odour. Over time, the fragrances, at the development of a narrow relationship with fashion and art, obtain a transformation in his cultural status. The present study aims to narrate the convergences between fashion, perfume and art, beyond to present the process to develop an installation inspired in the perfume Chance eau de toilette, created in 2003 by nez Jacques Polge to the maison, worldwide known, Chanel. The research presented here has, therefore, the intention of increasing the visuality about the dialogues established between the citated universes, demonstrating, in the installation exercise, possible ways for the visual and sensorial translation of the brand codes used in the selected perfume.
Palavras-chave: Perfume
Moda
Arte
Instalação
Chanel
Chance
Perfume
Fashion
Art.
Installation
Chanel
Chance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12205
Data do documento: 7-Jul-2017
Aparece nas coleções:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons