https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12190
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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aurealuciamelooliveiracorrea.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Percursos de resiliência e identidade em histórias, memórias e experiências de alfabetizadores (as) indígenas em Roraima |
Autor(es): | Corrêa, Áurea Lúcia Melo Oliveira |
Orientador: | Marques, Luciana Pacheco |
Miembros Examinadores: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Miembros Examinadores: | Monteiro, Sandrelena da Silva |
Miembros Examinadores: | Araujo, Nilza Pereira de |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Cristiane Elvira de Assis |
Resumo: | Este texto apresenta os resultados da pesquisa que visou à construção narrativa dos processos de formação de docentes indígenas, egressos e em formação no curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Educação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima, em suas atuações nos diversos contextos de alfabetização nas Escolas e Comunidades indígenas nas respectivas etnias dos sujeitos envolvidos, a partir de memoriais de formação apresentados como Trabalhos de Conclusão de Curso e em Narrativas autobiográficas, compostas por acadêmicos do PIBID Diversidade, que desenvolveram ações no subprojeto Alfabetização e Letramento. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Boa Vista, estado de Roraima, onde acontecem as atividades didático-pedagógicas do Instituto Insikiran, de onde partimos para percorrer as trajetórias de vida desses docentes. Ao narrar o processo de formação dos profissionais que realizam a educação escolar indígena nos anos iniciais da Educação Básica, considerou-se a diversidade sociocultural e étnica desses autores, pretendendo compreender a resiliência apresentada enquanto representantes do movimento social indígena no Estado, que questionou as formas da educação escolar propostas pelo sistema educacional brasileiro e alterou-as, propondo uma educação escolar pautada na autonomia e identidade cultural, calcada em projetos pedagógicos específicos e na adoção de calendários escolares culturais próprios, com currículos diferenciados e práticas pedagógicas que ensejaram a manutenção do processo identitário para as gerações atuais e futuras. Utilizouse como metodologia a pesquisa autobiográfica em memoriais de formação de três docentes egressos, dez experiências pedagógicas em narrativas autobiográficas de acadêmicos em formação e participantes do PIBID Diversidade, Sub-Projeto Alfabetização e Letramentos, nos quais foram descritas e refletidas suas trajetórias individuais e grupais, os conflitos gerados entre as propostas da educação escolar vivenciadas no passado e a educação na perspectiva intercultural, apreendida no processo de autoformação, específica e diferenciada, nas interferências das práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano das escolas/comunidades indígenas. No estado da arte foram apreciados artigos científicos, teses, dissertações e pesquisas correlatas, elaborados nos últimos cinco anos, versando sobre a educação escolar indígena, processos de alfabetização/ensino/aprendizagem e letramentos em contextos indígenas, a formação específica e diferenciada dos profissionais da educação escolar indígena. A fundamentação conceitual epistemológica considerou a identidade étnica e a educação indígena, a alfabetização e os letramentos na educação escolar indígena e a formação do docente indígena na perspectiva intercultural. Ao final, expôs-se as observações e reflexões/intelecções realizadas no desenvolvimento da pesquisa nas referências utilizadas, em que são reveladas as relações de poder, espaços, contextos e tempos da educação escolar indígena, reconhecendo-se, portanto, à guisa de conclusão, que, os indígenas em Roraima tomam para si a resiliência como elemento fundante e a identidade étnica como referência para suas práticas sociais. |
Resumen : | This text presents the results of the research that aimed the narrative construction of the processes of training of indigenous teachers, graduated and in training in the Intercultural Licentiate course of the Insikiran Institute of Indigenous Higher Education of the Federal University of Roraima, in their actions in the different contexts of literacy in Indigenous Schools and Communities in the respective ethnicities of the subjects involved, from training memorials presented as Course Conclusion Works and in autobiographical narratives, composed of PIBID Diversity scholars, who developed actions in the Literacy and Literacy subproject. The research was developed in the city of Boa Vista, Roraima state, where the didactic-pedagogical activities of the Insikiran Institute take place, from where we start to go through the life trajectories of these teachers. In describing the process of formation of the professionals who carry out indigenous school education in the initial years of Basic Education, the socio-cultural and ethnic diversity of these authors was considered, intending to understand the resilience presented as representatives of the indigenous social movement in the State, which questioned the forms of school education proposed by the Brazilian educational system and altered them, proposing a school education based on autonomy and cultural identity, based on specific pedagogical projects and on the adoption of own cultural school calendars, with differentiated curricula and pedagogical practices that led to the maintenance of the process identity for present and future generations. The methodology used was autobiographical research in memorials for the formation of three egressed teachers, ten pedagogical experiences in autobiographical narratives of scholars in formation and participants in the PIBID Diversity, Sub-Project Literacy and Literature, in which their individual trajectories were described and reflected. the conflicts generated between the proposals of school education experienced in the past and the education in the intercultural perspective, seized in the process of self-formation, specific and differentiated, in the interferences of the pedagogical practices developed in the daily life of the indigenous schools /communities. In the state of the art, scientific articles, theses, dissertations and related researches, elaborated over the last five years, on the subject of indigenous school education, literacy/teaching/learning processes and literacy in indigenous contexts, the specific and differentiated training of indigenous school education. The epistemological conceptual foundation considered ethnic identity and indigenous education, literacy and literacy in indigenous school education and the training of indigenous teachers in the intercultural perspective. At the end, the observations and reflections/insights carried out in the development of the research in the references used, in which the power relations, spaces, contexts and times of indigenous school education are revealed, thus being recognized as a conclusion , that indigenous people in Roraima take resilience as their founding element and ethnic identity as a reference for their social practices. |
Palabras clave : | Educação escolar indígena Formação docente Narrativas autobiográficas Memoriais de formação Educação intercultural Indigenous school education Teacher training Autobiographical narratives Training memorials Intercultural education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12190 |
Fecha de publicación : | 29-may-2019 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação (Teses) |
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