https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12189
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ciceroedissandrodospassos.pdf | PDF/A | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | As Tecnologias da Informação e Comunicação na prática pedagógica da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara: desafios e possibilidades |
Autor(es): | Passos, Cicero Edissandro dos |
Orientador: | Scortegagna, Liamara |
Miembros Examinadores: | Santos, Gilmar José dos |
Miembros Examinadores: | Figueiredo, Camila Gonçalves Silva |
Resumo: | A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas práticas pedagógicas da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara, localizada em Tarrafas, Ceará. Este caso de estudo se justifica pela necessidade de buscar estratégias para aprimorar o uso das TICs como instrumento pedagógico no processo de ensino em todas as disciplinas, como define o Projeto Político Pedagógico da escola. A partir dessa situação, a pergunta de pesquisa proposta é: como as Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas nas práticas pedagógicas da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara? O objetivo geral definido para este estudo foi analisar as práticas pedagógicas da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara e propor estratégias que possibilitem a otimização do uso das TICs em suas ações de ensino. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos específicos: I) descrever as práticas pedagógicas da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara, especialmente no que se refere ao uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação; II) analisar as dificuldades da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara com relação ao uso das TICs; III) propor ações estratégicas para que o uso das TICs seja otimizado nas práticas pedagógicas da Escola de Ensino Médio Luiz Gonzaga de Alcântara. Assumimos como hipótese que, apesar da escola dispor de Laboratório Educacional de Informática, acesso à internet e equipamentos como microssystem e Datashow – sendo este utilizado frequentemente, entretanto sem modificar o método tradicional da aula expositiva –, o uso das TICs na prática de ensino ainda é pouco efetivo. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa e, como instrumentos de pesquisa, aplicação de questionários aos professores, além de entrevista com o núcleo gestor da escola. Como fundamentação teórica deste estudo foram usadas abordagens de autores como Cysneiros (1999), Albino e Souza (2016), Reis (2014), Gomes (2002), Valente (2006) e Moran (1997, 2003), entre outros que trazem reflexões sobre a chegada das TICs nas escolas e os desafios enfrentados por professores e gestores para implementar os recursos tecnológicos em suas práticas. O estudo constatou que dentre as principais dificuldades para otimização do uso das TICs na escola estão a falha na formação inicial dos professores, que não os oferecem o desenvolvimento suficiente de habilidades referentes ao uso pedagógico das tecnologias; o modo superficial que o Projeto Político Pedagógico contempla a utilização das TICs na prática de ensino e aprendizagem, pois o documento não traz ações definidas que orientem o trabalho dos professores nesse sentido; e o problema de infraestrutura, visto que os recursos tecnológicos disponíveis são insuficientes, como a falta de sinal de internet nas salas de aula. Devido a isso, é proposto um Plano de Ação Educacional com ações que possibilitam a otimização do uso das TICs, como criação de um grupo responsável pela Comunidade de Prática, oferta de formação continuada para os professores, reformulação do Projeto Político Pedagógico da escola e expansão do sinal de internet para as salas de aula. |
Resumen : | This dissertation is developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied will discuss the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in the pedagogical practices of Luiz Gonzaga de Alcântara High School, located in Tarrafas, Ceará. This case study is justified by the need to seek strategies to improve the use of ICTs as a pedagogical tool in the teaching process in all disciplines, as defined by the School's Pedagogical Political Project. Based on this situation, the proposed research question is: what strategies can be used so that Information and Communication Technologies are better used in the pedagogical practices of Luiz Gonzaga de Alcântara High School? The general objective defined for this study was to analyze the pedagogical practices of the Luiz Gonzaga de Alcântara High School and propose strategies that allow the optimization of the use of ICTs in its teaching actions. For that, the following specific objectives were defined: I) to describe the pedagogical practices of the Luiz Gonzaga de Alcântara High School, especially with regard to the use of Information and Communication Technologies; II) analyze the difficulties of the Luiz Gonzaga de Alcântara High School regarding the use of ICTs; III) propose strategic actions so that the use of ICTs is optimized in the pedagogical practices of the Luiz Gonzaga de Alcântara High School. We assume as a hypothesis that, although the school has an Informatics Educational Laboratory, internet access and equipment such as microsystem and Datashow - this being used frequently, however without changing the traditional method of the lecture -, the use of ICTs in teaching practice still it is not very effective. To this end, qualitative research was used as a methodology and, as research instruments, questionnaires were applied to teachers, in addition to interviews with the school's management team. As theoretical foundations of this study, approaches from authors such as Cysneiros (1999), Albino and Souza (2016), Reis (2014), Gomes (2002), Valente (2006) and Moran (1997, 2003) were used, among others that bring reflections about the arrival of ICTs in schools and the challenges faced by teachers and managers to implement technological resources in their practices. The study found that among the main difficulties to optimize the use of ICTs at school are the failure in the initial training of teachers, who do not offer them the sufficient development of skills related to the pedagogical use of technologies; the superficial way that the Pedagogical Political Project contemplates the use of ICTs in the practice of teaching and learning, since the document does not contain defined actions that guide the work of teachers in this regard; and the problem of infrastructure, since the technological resources available are insufficient, such as the lack of internet signal in the classrooms. Because of this, an Educational Action Plan is proposed with actions that make it possible to optimize the use of ICTs, such as creating a group responsible for the Community of Practice, offering continuing education for teachers, reformulating the School's Pedagogical Political Project and expanding of the internet signal to the classrooms. |
Palabras clave : | Tecnologias da informação e comunicação Práticas pedagógicas Projeto político pedagógico Information and communication technologies Pedagogical practices Pedagogical political project |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12189 |
Fecha de publicación : | 26-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons