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Clase: Dissertação
Título : O Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo e o desafio das revisitas no atendimento às escolas de sua jurisdição
Autor(es): Aguiar, Luiz Maria de Souza
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Miembros Examinadores: Silva, Iverson Geraldo da
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão aqui estudado apresenta os desafios do Núcleo de Tecnologia Educacional (SRE), no contexto da jurisdição SRE Monte Carmelo, ante as revisitas causadas pelo alto fluxo no atendimento técnico às escolas, e colocao em discussão, à busca de um modelo de gestão de processos para buscar a redução, ou até uma possível eliminação desse gargalo. Nesse sentido, a pergunta de pesquisa proposta para este estudo foi: quais ações o Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo pode tomar para reduzir as revistas no atendimento às escolas de sua jurisdição? O objetivo geral definido foi analisar as causas das revisitas do NTE da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo e propor ações para reduzi-las. Já os objetivos específicos foram: I) descrever os procedimentos de trabalho do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo; II) analisar os fatores que implicam na realização das revisitas nas atividades do NTE; III) propor ações que minimizem a realização de revisitas nas atividades do Núcleo de Tecnologia Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Monte Carmelo. É fato que o problema das revisitas tem provocado transtornos no fluxo de trabalho do setor e, consequentemente, no processo de atendimento técnico às escolas. Nesse sentido, foi assumida como hipótese que as causas das revisitas do NTE estão associadas à ausência de um gerenciamento eficaz do fluxo de atendimento às escolas, necessitando, portanto, de uma gestão interna de processos. O referencial teórico escolhido se pauta na “Gestão por Processos” e na “Gestão do Conhecimento”. Para tanto, úteis são as análises de pesquisadores como Silva (2004), que aborda a Gestão do conhecimento, Kipper et al. (2011), dedicados aos estudos de Gestão por processos, e Valente (1995), que trata do conhecimento pedagógico da tecnologia. Foi seguida a metodologia do estudo de caso com uma abordagem qualitativa e, como instrumentos para obtenção de dados, questionários e entrevista com profissionais que atuam no NTE de Monte Carmelo e gestores das escolas estaduais dessa jurisdição, todos eles envolvidos no processo de atendimento técnico às escolas. Pela pesquisa realizada, constatou-se que o núcleo padece de inconformidades em sua rotina de trabalho e carece de uma gestão de processos, como também de uma sinergia contundente com as escolas.
Resumen : The actual dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) from the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case to be studied will present the challenges of the Educational Technology Center (SRE), in the context of the SRE Monte Carmelo jurisdiction, in view of the rework caused by the flow of technical assistance to schools and, put it under discussion, using the model process management, in order to seek a reduction, or even a possible elimination of this bottleneck. In this sense, the research question proposed for this study is: what actions can the Educational Technology Center of the Regional Superintendence of Education in Monte Carmelo take to reduce rework in serving schools in its jurisdiction? The general objective defined for this study is to analyze the causes of rework of the NTE of the Regional Superintendence of Education in Monte Carmelo and propose actions to avoid it. The specific objectives are: i) to describe the work procedures of the Educational Technology Center of the Regional Superintendence of Education in Monte Carmelo, ii) to analyze the factors that imply the execution of rework in the activities of the NTE and, iii) to propose actions that minimize carrying out rework in the activities of the Educational Technology Center of the Regional Superintendence of Education in Monte Carmelo. It is a fact that the problem of rework has caused disturbances in the work flow of the sector, and consequently, in the process of assisting schools. In this sense, this case study assumes that the causes of NTE's rework are associated with the absence of an effective management of the flow of assistance to schools, therefore requiring internal management of processes. The theoretical framework chosen to analyze this management case is based on “Management by Processes” and “Knowledge Management”. For this purpose, the analyses of researchers such as Silva (2004), which addresses knowledge management, and Kipper et al. (2011), dedicated to management studies by processes, are useful. To do so, we will use, as a methodology, the case study with a qualitative approach and as instruments for collecting data, questionnaires and interview scripts to be carried out with SRE and school administrators, and the professionals who work at NTE, involved in the process of technical assistance to schools. From the research carried out it was found that the nucleus feels addictions in their work routine and, needs process management, as well as a blunt synergy with schools.
Palabras clave : Tecnologia
Processo
Gestão
Conhecimento
Technology
Process
Management
Knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12188
Fecha de publicación : 30-sep-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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