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Clase: Tese
Título : Efeitos de um programa de treino da memória de curto prazo em idosos saudáveis
Autor(es): Morando, Eunice Maria Godinho
Orientador: Ferreira , Maria Elisa Caputo
Co-orientador: Justi, Francis Ricardo dos Reis
Miembros Examinadores: Hauck Filho, Nelson
Miembros Examinadores: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Miembros Examinadores: Lourenço, Lélio Moura
Miembros Examinadores: Mármora, Cláudia Helena Cerqueira
Resumo: O envelhecimento populacional é uma realidade mundial e a memória muito sensível aos efeitos do envelhecer. O deficit cognitivo acarreta importantes implicações na autonomia, na independência e na qualidade de vida de idosos. Este estudo teve origem na observação da pesquisadora,que detectou um grande número de queixas de memória (QM) relativas à memória de curto prazo (MCP), nos atendimentos por demanda espontânea, em seu trabalho como psicóloga,em um centro de convivência de idosos, em Juiz de Fora, MG. Objetivo: Oobjetivo geral desta pesquisa foi testar os efeitos de um Programa de Treino de Memória de Curto Prazo na melhoria deste tipo de memória em idosos saudáveis. Método: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, longitudinal, quase experimental, com uma amostra de 94 idosos, entre 60 e 90 anos, eidade média de 70,3, DP de ± 7,3. Foi realizada uma intervenção, nos anos de 2018 e 2019, em 3 níveis: Grupo Experimental (GE = 33), Treino da Memória de Curto Prazo; Grupo Controle Ativo (GCA = 28), Treino com Atividades Socializadoras; Grupo Controle Passivo (GCP= 33), sem treinoalgum. Incluiu pré-teste, treino, pós-teste, comparando-se os dados dos 3 grupos. Os instrumentos usados para a coleta de dados foram: Questionário Sociodemográfico; MAC-Q; WAIS/extensão de dígitos, ordens direta e inversa; TEPIC-M; Corsi, ordens direta e inversa; Trilhas, partes A e B; Stroop, WHOQOL-Bref, analisados pelo software estatístico IBM SPSS, 20.0, com nível de significância de 5% (p < 0,05). Os resultados foram apresentados como média ± desvio-padrão (variáveis quantitativas) e frequência absoluta e relativa (%) (variáveis qualitativas). Para testar as diferenças dos grupos, utilizou-se a ANOVA one-way(variáveis quantitativas) e o teste Qui-Quadrado (χ²) (variáveis qualitativas). Para avaliar o efeito do programa de treino na memória de curto prazo, utilizou-se a ANOVA 3 x 2 de medidas repetidas. Os pressupostos de normalidade dos dados foram avaliados pelo teste Kolmogorov-Smirnov, a esfericidade da matriz de variância-covariância pelo teste de Mauchly e o pressuposto de igualdade das variâncias pelo Teste de Levene. A análise da estatística F foi feita com o Traço de Pillai e usado o fator de correção Épsilon de Huynh-Feldt, quando violado o pressuposto de esfericidade. Resultados: A interação grupo medida apresentou significância estatística no MAC-Q e WAIS. No MAC-Q, oefeito Medida F = 21,50, p < 0,0001 e a interação grupo medida F = 3,762, p = 0,03 apresentaram significância estatística e confirmaram H1, que supõe a redução das QM dos participantes do GE em relação aos do GCA e GCP e H2,que supõe a redução das QM do GCA em relação ao GCP. No WAIS,oefeito Medida F = 5,661, p < 0,02 e a interação grupo medida F = 5,732, p = 0,01mostraramsignificância estatística e confirmaramH3, que supõe o aumento dos escores dos testes de MCP e de atenção do GE em comparação aos escores do GCA e GCP,e H4, que supõe o aumento dos escores dos testes de MCP e de atenção dos participantes do GCA em comparação àqueles doGCP. A análise da melhora relativa das QM mostrou diferenças significativas nos grupos (F2,91 = 3,282; p = 0,04), comparando pré e pós-treino. Também o efeito grupo,mostrando melhor desempenho em 4 das 5 medidas cognitivas (WAIS, TEPIC-M, Trilhas, Stroop) no pós-treino, confirmaram H3. Foi observada correlação negativa entre idade e Corsi, com significância estatística. Conclusão: O treino cognitivo surtiu efeitos benéficos, sendo uma estratégia importante para preservar a memória e a funcionalidade de idosos e os efeitos observados sugerem plasticidade cerebral na velhice.A associação do estado psicológico com maiores queixas e pior avaliação da memória indicou desconforto e ansiedade pela insatisfação
Resumen : Population aging is a global reality and memory is very sensitive to effects of aging. The cognitive deficit has important implications for autonomy, independence and quality of life for theelderly. This study originated in observation of researcher who detected a large number of memory complaints (MC) related to short-term memory (STM), in spontaneous demand care, in her work as a psychologist in a center for elderly, in Juiz de Fora, MG. Objective: The general objective of this research was to test effects of a Short Term Memory Training Programon improvement of this type of memory in healthy elderly people. Method: This is a quantitative, descriptive, longitudinal, quasi-experimental study, with a sample of94 elderly people, between 60 and 90 years old, and average age of70.3, SD of ± 7.3. An intervention was carried out in years 2018 and 2019, on 3 levels: Experimental Group (EG = 33), Short Term Memory Training; Active Control Group (ACG = 28), Training with Socializing Activities;Passive Control Group (PCG = 33), without any training. It included pre-test, training, post-test, comparing data of 3 groups. The instruments used for data collection were: Sociodemographic Questionnaire; MAC-Q; WAIS/digit extension, forward and backward orders; TEPIC-M; Corsi, forward and backward orders; Trails, A and B; Stroop, WHOQOL-Bref, analyzed by the statistical software IBM SPSS, 20.0, with a significance level of 5% (p < 0.05). The results were presented as mean ± standard deviation (quantitative variables) and absolute and relative frequency (%) (qualitative variables). To test group differences, one-way ANOVA (quantitative variables) and Chi-Square test (χ²) (qualitative variables) were used. To assess effect of training programs on STM, ANOVA 3 x 2 repeated measures was used. The assumptions of normality of data were evaluated by Kolmogorov-Smirnov test, the sphericity of variance-covariance matrix by Mauchly test and the assumption of equality ofvariances by Levene test. The analysis of F statistic was performed with Pillai trace and the correction factor Epsilon by Huynh-Feldt was used, when sphericity assumption was violated. Results: The measured group interaction showed statistical significance in MAC-Q and WAIS. In MAC-Q, Measure Effect F = 21.50, p < 0.0001 and measure group interaction F = 3.762, p = 0.03 showed statistical significance and confirmed H1 which supposes reduction of MC of the participants of the EGin relation to ACG and PCG,and H2 which supposes the reduction of MC of participants of ACG in relation to PCG. In WAIS, Measure Effect F = 5.661, p < 0.02 and measure group interaction F = 5.732, p = 0.01 showed statistical significance and confirmed H3, which supposes increase inscores of STM and attention tests of EG compared to ACG and PCG scoreswhich assumes an increase in scores of MCP tests and attention of GCA participants compared to those of GCP.The analysis of relative improvement of MCshowed significant differences between groups (F2.91 = 3.282; p = 0.04), comparing pre and post-training. Also group effect showing better performance in 4 of the 5 cognitive measures (WAIS, TEPIC-M, Trails, Stroop) in post-workout, confirmedH3. There was a negative correlation between age and Corsi, with statistical significance. Conclusion: Cognitive training had beneficial effects, being an important strategy to preserve elderly's memory and functionality. Observed effects suggest brain plasticity in old age. The association of psychological status with greater complaints and worse memory assessment indicated discomfort and anxiety due to dissatisfaction with memory itself. Training with Socializing Activities had beneficial effects on memory,and socialization of elderly.
Palabras clave : Memória de curto prazo
Idoso saudável
Treino cognitivo
Plasticidade cerebral
Short-term memory
Healthy elderly
Cognitive training
Brain plasticity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Programa: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12122
Fecha de publicación : 23-oct-2020
Aparece en las colecciones: Doutorado em Psicologia (Teses)



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