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Clase: Dissertação
Título : Análise das ações de desenvolvimento sustentável implementadas na Universidade Federal de Juiz de Fora – um estudo de caso
Autor(es): Rosas, Frederico Ribeiro
Orientador: Sampaio, Danilo de Oliveira
Co-orientador: Bessegato, Lupercio França
Miembros Examinadores: Milanez, Bruno
Miembros Examinadores: Sousa, Caissa Veloso e
Miembros Examinadores: Santos, Gilmar José dos
Resumo: As pessoas têm degradado o meio ambiente natural por anos, o que tem causado uma série de consequências, como emissão de gases tóxicos, descarte inadequado de diferentes tipos de resíduos e excesso de consumo de recursos não renováveis. A partir da década de 1970, alguns movimentos a favor do meio ambiente passaram a ganhar força, com o intuito de reverter alguns danos e evitar que outros aconteçam. Como as universidades são comparadas a pequenas cidades, aquelas passam a desempenhar um importante papel junto à sociedade, não só na gestão ambiental, mas também na disseminação de pensamentos e de práticas sustentáveis. O presente estudo tem como objetivo compreender como a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adota práticas sustentáveis e quais são os resultados obtidos. Para tal, foram realizadas pesquisas que permitiram conhecer o planejamento dessas práticas na instituição e em quais esferas as ações são realizadas (ambiental/social/econômica), bem como os resultados que foram obtidos entre os anos de 2016 a 2020. A pesquisa foi quali-quantitativa, na qual foram feitas pesquisas documentais, entrevistas semiestruturadas, além de análise de correlações e elaboração de indicadores de desempenho de variáveis de Desenvolvimento Sustentável. Dentre os resultados encontrados, aquele que pode ser destacado como o mais relevante é o fato de a UFJF ainda estar em processo de implantação das práticas de Desenvolvimento Sustentável (DS) e de forma bem incipiente, não tendo em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) todas as suas dimensões. Posto isso, foram apresentadas algumas ações possíveis para que haja um avanço nos resultados obtidos e foram também sugeridos nesta investigação alguns indicadores de desempenho, para que os seus resultados pudessem ser mensurados e que um parâmetro fosse criado, visando a melhorias em relação ao planejamento de sustentabilidade na instituição por meio do Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act).
Resumen : People have been degrading the natural environment for years, what has caused a series of consequences, such as emission of toxic gases, improper disposal of different types of waste, and excessive consumption of non-renewable resources. From the 1970s, some movements in favor of the environment started to gain strength, to reverse some damage and prevent others from happening. As universities are compared to small towns, they play an important role in society, not only in environmental management but also in the dissemination of sustainable thoughts and practices. This study aims to investigate how the Federal University of Juiz de Fora (UFJF) adopts sustainable practices and what the results obtained are. Therefore, research was conducted and allowed to know the planning of these practices in the institution and in which spheres the actions are carried out (environmental/social/economic), as well as the results that were obtained between the years 2016 to 2020. The research was quali-quantitative, in which documentary research, semi-structured interviews was carried out, in addition to analysis of correlations and development of performance indicators for Sustainable Development variables. Among the results found, the one that can be highlighted as the most relevant is the fact that UFJF is still in the process of implementing Sustainable Development (DS) practices and in a very incipient way, not having in its Institutional Development Plan (PDI) all its dimensions. That said, some possible actions were selected so that there is an advance in the results and some performance indicators were also suggested in this investigation, so that their results could be measured and a parameter created, aiming at improvements concerning sustainability planning in the institution through the PDCA Cycle (Plan-Do-Check-Act).
Palabras clave : Desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Educação
UFJF
Ciclo PDCA
Sustainable development
Sustainability
Education
UFJF
PDCA cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Programa: Mestrado Acadêmico em Administração
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12116
Fecha de publicación : 13-nov-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Administração (Dissertações)



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