https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12111
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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renatadelourdesmigueldasilva.pdf | 1.97 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | Teoria da mente, funções executivas e regulação emocional na infância: um estudo com alunos do ensino fundamental |
Autor(es): | Silva, Renata de Lourdes Miguel da |
Orientador: | Rodrigues, Marisa Cosenza |
Miembros Examinadores: | Mármora, Cláudia Helena Cerqueira |
Miembros Examinadores: | Silva, Nara Liana Pereira |
Miembros Examinadores: | Andrade, Alana Augusta Concesso de |
Miembros Examinadores: | Souza, Debora de Hollanda |
Resumo: | A capacidade de inferir e atribuir estados mentais (i.e, crenças, desejos, emoções e intenções) a si mesmo e aos outros é nomeada teoria da mente, sendo fundamental para o êxito nas interações sociais. As funções executivas, definidas como o conjunto de capacidades cognitivas complexas que regulam e gerenciam ações humanas, também são socialmente relevantes. Entende-se que o comportamento humano tem importante subsídio na capacidade de compreensão dos estados mentais, na regulação cognitiva e também pela regulação emocional, sendo que esta última envolve a expressividade e regulação das emoções mediante as demandas sociais. Neste contexto, esta tese tem como objetivo avaliar as possíveis relações entre teoria da mente, funções executivas e regulação emocional em crianças em idade escolar mediante três partes. Apresenta-se inicialmente uma breve fundamentação teórica necessária às pesquisas subsequentes, o que abrange uma contextualização histórico-conceitual e do desenvolvimento da teoria da mente e suas possíveis interfaces com as funções executivas e a regulação emocional. A segunda parte apresenta, em formato de artigo, o primeiro estudo, uma revisão sistemática de estudos empíricos na área de teoria da mente que avaliaram a referida capacidade em crianças em idade escolar. Constatou-se que o contingente de investigações se encontra em crescimento, especialmente nos últimos cinco anos. Na terceira parte tem-se o segundo estudo, também em formato de artigo, o qual apresenta uma pesquisa empírica que avaliou teoria da mente (cognitiva e afetiva), funções executivas (controle inibitório) e a regulação emocional em 148 estudantes(média de idade de 8,33 anos), alunos de escolas públicas e privadas de uma cidade mineira. Os resultados desse estudo mostraram que o grupo de crianças da rede privada apresentou desempenho significativamente mais aprimorado na avaliação da teoria da mente. As análises de correlação revelaram associação significativa entre teoria da mente cognitiva e controle inibitório e para regulação emocional e controle inibitório. Obteve-se ainda que a teoria da mente afetiva e o controle inibitório predizem a teoria da mente cognitiva. Espera-se que os resultados obtidos neste conjunto de estudos possam contribuir para uma melhor compreensão das investigações em teoria da mente com escolares e das relações entre esta capacidade sociocognitiva, as funções executivas e a regulação emocional. Conclui-se que o corpo de pesquisa contemplando o desenvolvimento da teoria da mente em crianças escolares está em ascendência, mas é ainda limitado no cenário nacional e que as relações entre teoria da mente, funções executivas e regulação emocional necessitam de maiores estudos, tendo em vista que os resultados das investigações já realizadas contrastam, especialmente no que se refere à possível relação entre teoria da mente e regulação emocional. |
Resumen : | The ability to infer and attribute mental states (i.e., beliefs, desires, emotions and intentions) to oneself and to others is called theory of mind, being fundamental for success in social interactions. Executive functions, defined as the set of complex cognitive capacities that regulate and manage human actions, are also socially relevant. It is understood that human behavior has an important subsidy in the ability to understand mental states, in cognitive regulation and also through emotional regulation, the latter involving the expressiveness and regulation of emotions according to social demands. In this context, the aim of this thesis was to evaluate the possible relationships between theory of mind, executive functions and emotional regulation in schoolchildren, presented in three parts. Initially, a brief theoretical foundation necessary for subsequent research is submitted, which includes a historical-conceptual contextualization and one of the development of the theory of mind and its possible interfaces with executive functions and emotional regulation. The second part, in the form of an article, presents the first study, a systematic review of empirical studies in the area of theory of mind that evaluated this ability in school-age children. The number of investigations was found to have been growing, especially in the last five years. In the third part there is the second study, also in the form of an article, which presents empirical research that evaluated theory of mind (cognitive and affective), executive functions (inhibitory control) and emotional regulation in 148 studentes (average age 8.33 years old), pupils from public and private schoolsin a city in the state of Minas Gerais. The results of this study showed that the group of children from the private network showed significantly better performance in the evaluation of theory of mind. Correlation analyses revealed a significant association between cognitive mind theory and inhibitory control and for emotional regulation and inhibitory control. Another finding was that affective theory of mind and inhibitory control predict cognitive theory of mind. It is hoped that the results obtained inthis set of studies may contribute to a better understanding of investigations in theory of mind with schoolchildren and the relationships between this socio-cognitive capacity, executive functions and emotional regulation. It is concluded that the research body contemplating the development of theory of mind in schoolchildren is increasing, but is still limited in the national scenario and that the relationships between theory of mind, executive functions and emotional regulation need further studies, since the results of the investigations already carried out have contrasting findings, especially with regard to the possible relationship between theory of mind and emotional regulation. |
Palabras clave : | Teoria da mente Função executiva Regulação emocional Idade escolar Desenvolvimento sociocognitivo Theory of mind Executive function Emotional regulation School age Sociocognitive development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Psicologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12111 |
Fecha de publicación : | 22-sep-2020 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Psicologia (Teses) |
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